Logística
Objetivos
A unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos relativos a metodologias, modelos e técnicas no âmbito das atividades logísticas. Os estudantes devem ainda saber medir e controlar o desempenho de sistemas logísticos.
Pretende-se que no final da lecionação da unidade curricular os estudantes tenham adquirido competências que lhes permitam compreender como é que a logística contribui para a criação de valor, de que modo é que afeta a eficácia e a eficiência das cadeias de valor, e ainda que desenvolvam aptidões que lhes permitam saber selecionar e aplicar as metodologias, modelos e técnicas mais adequados a aplicar para melhorar a eficácia e a eficiência das cadeias de abastecimento. Pretende-se igualmente que os estudantes sejam capazes de desenvolver sentido crítico relativamente ao desempenho ao nível das atividades logísticas.
Caracterização geral
Código
3710
Créditos
6.0
Professor responsável
António Carlos Bárbara Grilo, Nuno Alexandre Correia Martins Cavaco
Horas
Semanais - 4
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Preferencialmente alunos do 5º ano e que tenham feito a unidade curricular Gestão de Stocks.
Bibliografia
Carvalho, J.C., Logística e Gestão na Cadeia de Abastecimento, Ed. Sílabo, 2010, Lisboa.
Chopra, S. e Meindl, P., Supply-Chain Management. Strategy, Planning and Operations, Pearson International Editions, 5ª ed., 2009, New Jersey.
Coyle, J.J., Bardi, E.J., e Langley, C.J., The Management of Business Logistics. A Supply Chain Perspective, Thomson, 7ª ed., 2003, Quebec.
Lambert, D.M. et al., Fundamentals of Logistics Management, The Irwin/McGraw-Hill series in Marketing, 1998, Boston.
Papacostas, S., Transportation Engineering and Planning, Prentice-Hall, 1993, London.
http://cscmp.org/digital/glossary/glossary.asp
Método de ensino
Os conceitos são apresentados nas aulas teóricas, adotando fundamentalmente o método expositivo. Frequentemente são colocadas questões, para estimular a participação dos estudantes e avaliar e controlar a aquisição de conhecimentos.
Nas aulas práticas são resolvidos exercícios de aplicação e casos de estudo, adotando o método experimental. São usados métodos ativos. São resolvidos exercícios, casos problemáticos da realidade e casos de estudo, autonomamente ou em grupo.
Método de avaliação
A avaliação contínua da unidade curricular envolve três componentes de avaliação, avaliação teórico-prática (1 teste, T - realizado online), 1 trabalho individual (I) e 1 avaliação laboratorial (1 trabalho de grupo final; TG), com ponderação, respetivamente, de 50%, 15% 35% na nota final.
Nota final = 0,5 T + 0,15 I + 0,35 TG
A nota de cada componente de avaliação é arredondada às centésimas.
Para dispensar de exame final a nota final deverá ser superior ou igual a 10 valores.
Em exame a avaliação da unidade curricular é igual à nota do exame (E), obtendo aprovação se a nota for igual ou superior a 10 valores
A frequência, válida por 1 ano, é obtida pela obtenção de aprovação no trabalho de grupo (TG).
Nos testes e exames só é permitida a utilização de uma máquina de calcular científica.
Conteúdo
- Conceitos básicos. Logística como gerador de valor acrescentado. Atividades logísticas. Custos logísticos.
- Gestão de armazéns. Caracterização de tipos de armazém. Critérios de conceção e de gestão de armazéns. Tecnologias de manuseamento de materiais e planeamento da armazenagem. Configuração de circuitos de serviço. Caracterização de diversos tipos de gestão da armazenagem.
- Gestão de transportes. Transporte como gerador de valor. Modos de transporte. Plataformas logísticas. A gestão de transportes vs gestão de stocks. Planeamento de rotas de veículos: Método da matriz de economias.
- Logística inversa. Objetivos, motivações e dimensões. Gestão da cadeia de abastecimento em ciclo fechado.
- Tecnologias de informação. Comércio eletrónico.
- Avaliação do desempenho logístico. Modelos de avaliação e medidas de desempenho.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: