Bio-Segurança e Bioética
Objetivos
- Contextualizar a dimensão ética das ciências da vida e das suas aplicações;
- Promover o debate informado sobre a importância crescente das aplicações das ciências da vida e da biotecnologia na sociedade;
-Debater a questão da neutralidade da ciência e da responsabilidade social do cientista;
- Desenvolver as capacidades de contextualização e o raciocínio argumentativo dos alunos sobre problemos científicos e éticos.
Caracterização geral
Código
10653
Créditos
3.0
Professor responsável
Palmira de Jesus Fontes da Costa
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Obra de apoio à unidade curricular:
Ben Mephan, Bioethics: An Introduction to the Biosciences, Oxford University Press, 2008.
Obras com artigos para apresentações nas aulas práticas:
John D. Anas, Elizabeth Fenton, Rebecca Kukla (eds.), The Routledge Companion to Bioethics, Routledge, 2015.
Bonnie Steinbock (ed.), The Oxford Handbook of Bioethics, OUP, 2007.
Para consulta de algumas secções:
Jeffrey R. Ryan, Jan F. Glarum, Biosecurity and Bioterrorism, Containing and Preventing Biological Treats, Elsevier, 2008.
Obras complementares:
Humberto Rosa, Bioética para as Ciências Naturais, FLAD/NSF International Bioethics Institute, 2002.
Peter Singer, Ética Prática, Gradiva, 2000.
Palmira Fontes da Costa (ed.), Ciência, Ética e Cidadania: Reflexões de Cientistas Nobel, Lisboa, Ed. Autor, 2015.
Método de ensino
Aulas teóricas, debate e elaboração de casos de estudo, visionamento e debate de um filme e de um documentário relacionado com temáticas abordadas na disciplina, apresentação, em grupoo, de artigos sobre temáticas abordadas na disciplina.
Método de avaliação
Teóricas:
Dois ensaios em Biossegurança e Bioética, individual (50%)
Práticas:
Apresentação oral de um artigo sobre Bioética, em grupos (40%)
Elaboração e apresentação de um caso de estudo no âmbito da Biosegurança ou Bioética (10%)
É necessário frequentar pelo menos dois terços das aulas práticas para obter aprovação à disciplina
Conteúdo
1. Biosegurança: OGMs, em laboratórios, Bioterrorismo; Bioacking, Biologia Sintética, Saúde Global.
2. A Natureza e âmbito da Ética e Bioética;
3. A emergência da Bioética e a investigação com seres humanos;
4. As tarefas da Bioética segundo Hans Jonas e Van Rensselaer Potter;
5. A Bioética utilitarista de Peter Singer;
6. Ética e experimentação animal;
7. Questões e desafios da Neuroética;
8. Ética e conduta científica; Códigos de conduta e Comités de ética;
9. Questões éticas no início e no fim de vida;
10. Questões éticas suscitadas pelo desenvolvimento da Genética e da Biotecnologia: Criar e patentear novas formas de vida; Acesso à informação genética; Clonagem e investigação em células estaminais; Terapia génica; Transplante de órgãos e tecidos na era biotecnológica, as novas técnicas de edição de genes em embriões humanos (Crispr), Melhoramento humano.
11. Ética e aquecimento global.