Bio-Segurança e Bioética

Objetivos

- Contextualizar  a dimensão ética das ciências da vida e das suas aplicações;

- Promover o debate informado sobre a importância crescente das aplicações das ciências da vida  e da biotecnologia na sociedade;

-Debater a questão da neutralidade da ciência e da responsabilidade social do cientista;

- Desenvolver as capacidades de  contextualização e o raciocínio  argumentativo dos alunos  sobre problemos científicos e éticos.

Caracterização geral

Código

10653

Créditos

3.0

Professor responsável

Palmira de Jesus Fontes da Costa

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Obra de apoio à unidade curricular:

Ben Mephan, Bioethics: An Introduction to the Biosciences, Oxford University Press, 2008.

Obras com artigos para apresentações nas aulas práticas:

John D. Anas, Elizabeth Fenton, Rebecca Kukla (eds.), The Routledge Companion to Bioethics, Routledge, 2015.

Bonnie Steinbock (ed.), The Oxford Handbook of Bioethics, OUP, 2007.

Para consulta de algumas secções:

Jeffrey R. Ryan, Jan F. Glarum, Biosecurity and Bioterrorism, Containing and Preventing Biological Treats, Elsevier, 2008.

Obras complementares:

Humberto Rosa, Bioética para as Ciências Naturais, FLAD/NSF International Bioethics Institute, 2002.

Peter Singer, Ética Prática, Gradiva, 2000.

Palmira Fontes da Costa (ed.), Ciência, Ética e Cidadania: Reflexões de Cientistas Nobel, Lisboa, Ed. Autor, 2015.

 

 

 

Método de ensino

Aulas teóricas, debate e elaboração de casos de estudo, visionamento e debate  de um filme e de um documentário  relacionado com temáticas abordadas na disciplina, apresentação, em grupoo, de artigos sobre temáticas abordadas na disciplina.

Método de avaliação

Teóricas:

Dois ensaios em Biossegurança e Bioética, individual (50%)

Práticas:

Apresentação oral de um artigo sobre Bioética, em grupos    (40%)

Elaboração e apresentação de um caso de estudo no âmbito da Biosegurança ou Bioética (10%)

É necessário frequentar pelo menos dois terços das aulas práticas para obter aprovação à disciplina

Conteúdo

1.  Biosegurança: OGMs, em laboratórios, Bioterrorismo; Bioacking,  Biologia Sintética, Saúde Global.

2. A Natureza e âmbito da Ética e Bioética;

3. A emergência da Bioética e a investigação com seres humanos;

4. As tarefas da Bioética segundo Hans Jonas e Van Rensselaer Potter;

5. A Bioética utilitarista de Peter Singer;

 6. Ética e experimentação animal; 

 7. Questões e desafios da Neuroética;

 8. Ética e conduta científica; Códigos de conduta e Comités de ética;

9. Questões éticas no início e no fim de vida;

10. Questões éticas suscitadas pelo desenvolvimento da Genética e da Biotecnologia: Criar e patentear novas formas de vida; Acesso à informação genética; Clonagem e investigação em células estaminais; Terapia génica; Transplante de órgãos e tecidos na era biotecnológica, as novas técnicas de edição de genes em embriões humanos (Crispr), Melhoramento humano.

11. Ética e aquecimento global.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: