Fisiologia
Objetivos
Nesta unidade curricular os alunos deverão ganhar um conhecimento integrado sobre os diversos mecanismos de funcionamento do corpo humano. Deverão ter compreendido que os mecanismos de regulação das várias funções corporais têm como objectivo a manutenção da homeostase de variáveis fisiológicas importantes, como a temperatura corporal, a pressão arterial, a água e a concentração de iões inorgânicos, o pH e a concentração de glucose no sangue. Os alunos deverão também adquirir noções básicas sobre os diferentes tipos de células e a forma como se organizam em tecidos e órgãos e como os órgãos se organizam em sistemas, que cumprem funções definidas e estão sujeitos a um controlo superior por parte do sistema nervoso e do sistema endócrino. Serão abordados exemplos de patologias associadas a alguns dos sistemas. Neste contexto, os alunos farão trabalho de pesquisa para relacionar as patologias com os sintomas e os resultados de exames médicos.
Caracterização geral
Código
10661
Créditos
6.0
Professor responsável
Helena Luísa de Araújo Vieira, Maria Teresa Nunes Mangas Catarino
Horas
Semanais - 4
Totais - 59
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Vander''''s HUMAN PHYSIOLOGY: The Mechanisms of Body Function
15th Edition (2019)
Widmaier, Raff, Strang
Editora Mc Graw Hill
Método de ensino
Esta unidade curricular está organizada em aulas teóricas e aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas será feita a exposição dos conteúdos programáticos pelo docente, recorrendo a slides em powerpoint. As aulas teórico-práticas serão de dois tipos: i) aulas de resolução de problemas, ii) aulas de casos clínicos. Nas aulas teórico-práticas os alunos trabalham em grupo com acesso à Internet. O docente dá apoio aos grupos na resolução dos problemas e dos casos clínicos, orientando as pesquisas, esclarecendo dúvidas, ou mesmo resolvendo problemas no quadro. No fim de algumas aulas TP serão entregues fichas para avaliação em grupo.
O objectivo das aulas TP é tornar os alunos mais autónomos na pesquisa e selecção de informação e incentivar a compreensão e integração dos assuntos abordados nas aulas teóricas, contribuindo para a consolidação dos conhecimentos.
Método de avaliação
1. Atendendo às circunstâncias excepcionais, este ano não haverá avaliação de frequência.
2. A avaliação terá duas componentes:
Nota final = 80% nota Teórica + 20% nota TP
2.1. Nota Teórica (80%)
A avaliação teórica pode ser feita por testes ou por exame final.
a) Realização de 4 testes presenciais nas datas previstas no início do ano letivo. Não há nota mínima nos testes mas a média final tem que ser ≥ 9.5.
b) Realização de exame final presencial durante a época de exames (data por definir) com a matéria toda e nota mínima de 9.5 valores.
2.2. Nota Teórico-Prática (20%)
A avaliação teórico-prática consta de um trabalho de grupo (15%) e da participação nas TP (5%).
a) Trabalho de grupo (15%)
Trabalho realizado em grupo sobre um tópico à escolha dentro dos capítulos Sistema Nervoso ou Sistema Endócrino. O trabalho tem 3 partes:
1) apresentação oral do tema numa aula TP.
2) entrega do trabalho escrito (slides powerpoint com explicação escrita).
3) avaliação do trabalho feito por outro grupo do mesmo turno TP. Esta avaliação será feita por escrito e consiste em:
(i) fazer um resumo (Abstract) do trabalho (max 300 palavras);
(ii) descrever pontos fortes e positivos do trabalho (max 200 palavras) e
(iii) descrever pontos fracos, sugestões de melhoria, etc (max 200 palavras).
b) Participação nas TP (5%)
No final das TP (presencial ou online) haverá um pequeno questionário (Quizz) para os alunos responderem. As notas dos Quizzes são individuais, mas os alunos podem discutir com os colegas de grupo da TP. Os grupos serão formados de forma aleatória. Se o aluno faltar à aula TP tem zero no Quizz respetivo. Os alunos têm direito a uma falta justificada.
Observações
1. Para os alunos que tenham nota prática de anos anteriores, essa nota conta na componente 20% nota TP.
2. As notas das várias componentes são dadas com 2 casas decimais, o arredondamento só é feito na nota final.
3. Em situações em que haja suspeita de fraude na avaliação em modo remoto ou presencial, os docentes reservam-se o direito de realizar uma prova oral.
4. Devido à situação de pandemia, pode haver alterações nos testes e exame, se presenciais ou feitos de forma remota; assim como alterações nas datas dos mesmos.
Conteúdo
1. Homeostase. Transporte Biológico.
2. Sistema Nervoso. Potencial de acção e sua propagação. Transmissão sináptica. Organização do sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico.
3. Sistema Endócrino. Princípios dos sistemas de controlo hormonal. O hipotálamo e a hipófise. Glândula tiróide, glândulas supra-renais, controle endócrino do crescimento.
4. Músculo. Estrutura do músculo e mecanismos moleculares da contração muscular. Músculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco.
5. Fisiologia cardiovascular. Desenho geral do sistema circulatório. O coração. O sistema vascular. Regulação da pressão arterial. Sangue e hemostase.
6. Fisiologia respiratória. Organização do sistema respiratório. Transporte de O2, CO2 e H+ entre os pulmões e os tecidos.
7. Fisiologia renal. Os rins e a regulação de água e iões. Princípios básicos da fisiologia renal. Balanço de sódio, água e potássio. Regulação do cálcio. Regulação do pH.
8. Digestão e absorção de alimentos. Organização do sistema gastrointestinal. Fígado e pâncreas. Regulação dos processos gastrointestinais.
9. Regulação do metabolismo. Controlo e integração do metabolismo dos açúcares, proteínas e gorduras. Eventos das fases absortiva e pós-absortiva. Controlo endócrino e neuronal.