Informática para Ciências e Engenharias B

Objetivos

Saber

Os componentes fundamentais de um computador.

As ferramentas de um ambiente de desenvolvimento de software.

As construções essenciais de uma linguagem de programação imperativa.

Algumas noções fundamentais de bases de dados relacionais.

Alguns conceitos básicos relacionados com a World Wide Web.

Saber Fazer

Decompor um problema em problemas mais simples.

Conceber um algoritmo para resolver um problema simples.

Escrever um programa, utilizando correctamente as construções básicas de uma linguagem de programação imperativa.

Testar um programa num determinado ambiente de programação.

Formular uma interrogação muito simples em SQL.

Aceder a recursos disponíveis na rede dentro de um programa.

Soft-Skills

Capacidade de concretização.

Capacidade de gestão do tempo e cumprimento dos prazos.

Caracterização geral

Código

11146

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Manuel Corrêa Calvente Barahona

Horas

Semanais - 5

Totais - 73

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Esta disciplina não tem pré-requisitos.

Bibliografia

(em actualização)

Método de ensino

Há duas horas de aulas teóricas, uma de aulas teórico-práticas e três horas de aulas práticas por semana.

As aulas teóricas são orientadas para a resolução de problemas. Começa-se com o enunciado de um problema muito concreto, que motiva a apresentação de um tópico dos sistemas de computadores, de um tipo de dados ou de uma construção da linguagem de programação, e termina-se com o código IGNOREe completo de um programa que o resolve.

As aulas teórico-práticas focam aspectos dos exercícios que os alunos farão nas aulas práticas.

Nas aulas práticas, os alunos concebem, implementam e testam programas que resolvem problemas simples das áreas das Ciências e Engenharias.

Método de avaliação

Componente Laboratorial e Frequência

A componente laboratorial é composta por um exercício de programação (EP) e por um trabalho prático (TP), realizados em grupo de dois alunos fora do período de aulas, sendo o trabalho final realizado parcialmente numa aula prática.

O exercício de programação será também avaliado individualmente durante o 1º teste, que incluirá perguntas sobre o trabalho e cuja avaliação será condicionante da nota final atribuída ao exercício (mas não da nota do teste). A avaliação do trabalho final será semelhante mas durante o 2º teste.

A nota da componente laboratorial (CompL) é obtida pela média ponderada do exercício de programação (EP) e do trabalho (TP):

CompL = 0.4 EP + 0.6 TP.

Para obter frequência, é necessário que CompL ≥ 8.0

Componente Teórico-Prática

A componente teórico-prática é composta por dois testes (no período de aulas) ou por um exame (na Época de Recurso). As três provas são individuais, escritas e sem consulta.

A nota da componente teórico-prática (CompTP) é a média dos testes (T1 e T2) ou a nota do exame (Ex):

CompTP = max (0.5 T1 + 0.5 T2 , Ex).

Para obter aprovação, é necessário que CompTP ≥ 8.0.

Nota Final

A nota final (NF) dos alunos com frequência é calculada da seguinte forma:

NF = CompTP, se CompTP < 8.0;

NF = 0.4 CompL + 0.6 CompTP, se CompTP ≥ 8.0

Todas as notas (EP, TP, T1, T2, Ex, CompL e CompTP) são arredondadas às décimas, numa escala de 0 a 20 valores, excepto a nota final (NF) que é arredondada às unidades.

Classificações Obtidas em Anos Anteriores

Os alunos que obtiveram frequência de 2017/18 em diante têm automaticamente frequência desde que não estejam inscritos num turno prático. Se estiverem inscritos num turno prático deverão remover-se do turno antes de 31 de Março, caso contrário prescindem da nota anterior.

A nota da componente laboratorial será a melhor da nota obtida neste ano ou da nota válida de frequência anterior. Sejam:

  • CompL_Anterior: a média das notas dos trabalhos realizados anteriormente (desde 2017/18)
  • CompL_2019/20: a média das notas dos trabalhos realizados este ano lectivo (zero, se nenhum trabalho ou exercício for entregue).

No cálculo da nota final, a nota da componente laboratorial é o máximo entre CompL_Anterior e CompL_2019/20.

CompL = max(CompL_Anterior, CompL_2019/20)

Os alunos que obtiveram pelo menos 8.0 na nota da componente teórico-prática após o ano de 2016/17 (inclusive) também estão dispensados de realizar os testes e o exame. No cálculo da nota final, a nota da componente teórico-prática é o máximo entre CompTP_Anterior e CompTP_2019/20.

CompL = max(CompTP_Anterior, CompTP_2019/20)

em que

  • CompTP_Anterior: a nota da componente teórico-prática obtida após o ano de 2016/17 (que tem de ser superior ou igual a 8.0) e
  • CompTP-2019/20 a nota da componente teórico-prática obtida este ano lectivo (que é zero se nenhuma prova for entregue).

Conteúdo

Introdução: Problemas, algoritmos, programas e computadores. Objectivos e componentes de um sistema computacional. Execução de programas. O interpretador.

Conceitos Fundamentais da Programação: Constantes, variáveis e expressões. Números e strings. Funções pré-definidas. Atribuição e sequência de instruções. Níveis de abstracção na resolução de um problema. Funções. Ficheiros com código IGNOREe. Ciclo de vida de um programa. Tipos de erros. Testes unitários. Ciclos FOR. Vectores. Instrução IF. Operadores relacionais e lógicos. Matrizes. Gráficos. Ciclos WHILE. Sistema de ficheiros. Ficheiros em binário e em ASCII. Estruturas. Vectores de estruturas.

Redes e protocolos de comunicação. A WWW.

Introdução às bases de dados: modelo relacional, relações, algumas instruções básicas de SQL.

Simulação de modelos contínuos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: