Projeto em Biologia Celular e Molecular
Objectivos
Integração dos conhecimentos adquiridos nas várias unidades curriculares da Licenciatura em Biologia Celular e Molecular num projecto individual traduzido em prática laboratorial. Providenciar conhecimento sobre princípios básicos e conceitos inerentes à investigação científica. Aprofundar conhecimento em áreas especializadas. Providenciar compreensão sobre modo de desenhar de experiências e respectiva metodologia. Encorajar o pensamento crítico e formulação de hipóteses. Desenvolvimento de aptidões autónomas laboratoriais. Desenvolvimento da capacidade de escrita científica e apresentação pública dos resultados.
Caracterização geral
Código
12029
Créditos
12.0
Professor responsável
Ana Madalena Peres de Drumond Ludovice Mendes Gomes, Luís Jaime Gomes Ferreira da Silva Mota
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 19
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Só para alunos do 3º ano
Os alunos têm que estar inscritos no 3o ano curricular. Todos os alunos inscritos na unidade curricular de Projeto de Biologia Celular e Molecular, têm obrigatoriamente de se inscrever à unidade curricular de Programa de Introdução à Investigação Científica em Biologia Celular e Molecular.
Bibliografia
Bibliografia específica referente ao projecto a desenvolver.
Método de ensino
Português ou Inglês
No sentido de desenvolver capacidade de independência em investigação científica, tal como é esperado num ambiente académico ou industrial, o(a) aluno(a) vai trabalhar individualmente no laboratório integrado numa equipa de investigação. Preparação e pesquisa bibliográfica de um tema de investigação científica. Planeamento de um projecto de investigação científica. Gestão do tempo de execução do projecto.
Método de avaliação
CAPÍTULO II – AVALIAÇÃO
Artigo 2.° Frequência
1. Um estudante terá frequência se tiver 100% assiduidade nas 224 horas laboratoriais (2 dias de 8 horas por semana, durante 14 semanas).
2. O orientador dará indicação ao responsável da UC se o estudante tem ou não Frequência, quando o estudante terminar a parte experimental.
3. Nessa altura, dará a nota correspondente à avaliação da componente em prática, seguindo uma ficha de avaliação fornecida pelo responsável da UC.
Artigo 3.° Avaliação Final
1. A nota final resulta da ponderação de três componentes:
- a. 40% Componente experimental
- b. 30% Relatório
- c. 30% Apresentação e discussão.
CAPÍTULO III – COMPONENTES DE AVALIAÇÃO
Artigo 4.° Componente Experimental
1. A nota da componente experimental é dada, na íntegra, pelo orientador. Esta é dada na altura em que orientador indica que o estudante tem frequência.
2. Parâmetros a avaliar:
- a. Capacidade de integração na equipa de investigação;
- b. Capacidade de execução experimental e de resolução de problemas;
- c. Avaliação da aprendizagem e progressão;
- d. Capacidade de trabalho independente e iniciativa do estudante.
Artigo 5.° Relatório
1. O Relatório será feito de acordo com o formato fornecido;
2. O estudante só poderá entregar o relatório depois de este ser aprovado pelo orientador.
3. A data limite para entrega do relatório completo ao orientador será dia 16 de Novembro e deve ser dado conhecimento ao responsável pela unidade curricular.
4. O PDF do Relatório deverá ser enviado ao Professor responsável até às 17h do dia 23 de Novembro
5. Quem não entregar até a data e hora estabelecida, terá mais 4 dias até à sexta feira dessa semana pelas 17:00 para entregar, mas o projeto só será cotado, no máximo, para 15 valores.
6. A partir desse dia, não poderão entregar o Relatório, ficando com a classificação de 10 valores nesta unidade curricular.
7. Caso o estudante tenha Frequência à unidade curricular (ver artigo 2º) mas não tenha entregue atempadamente o relatório ao orientador, de acordo com os pontos 2 e 3 do artigo 5º, fica automaticamente com 10 valores.
8. O estudante entrega um exemplar em papel do Relatório para ser entregue ao arguente e envia o documento em formato digital (pdf), ao responsável da unidade curricular.
9. A nota do Relatório será dada em 70% pelo arguente e 30% pelo orientador.
10. Parâmetros a avaliar:
- a. Organização e Estrutura do Relatório;
I. adequação da Introdução
II. qualidade técnica do documento
III. linguagem científica
- b. Referências e bibliografia
- c. Análise de resultados, discussão e conclusões.
11. O arguente e o orientador têm que preencher e entregar, antes do início da apresentação e discussão do Relatório, uma ficha de classificação do Relatório, previamente fornecida pelo responsável da unidade curricular.
Artigo 6.° Apresentação oral e discussão
1. A apresentação oral do trabalho terá uma duração máxima de 15 min, seguida de uma discussão entre o estudante e o arguente até 30 min, devendo este tempo ser dividido equitativamente entre as perguntas do arguente e as respostas do estudante.
2. A nota da apresentação e discussão será dada em 30% pelo orientador, 30% pelo arguente e 40% pelo presidente do júri.
3. Caso o orientador (ou alguém que ele nomeie) não compareça na data de apresentação e discussão a nota dada pelo presidente do júri valerá 70% da nota de apresentação e discussão.
4. Parâmetros a avaliar:
a. Qualidade dos slides apresentados; organização e aspecto gráfico
b. Clareza na apresentação oral
c. Capacidade de argumentação durante a discussão
CAPÍTULO IV – DISPOSIÇÃO FINAIS
Artigo 7.° Nota final e pedido de reapreciação
1. O estudante terá conhecimento da nota final do projeto após o último dia de apresentações e discussões públicas.
2. Considerando o n.º 14 do artigo 1.º, um eventual pedido de reapreciação da nota final será feito por escrito e fundamentado e dirigido ao presidente do Júri que discutiu o projeto, no prazo de 5 dias úteis a partir do conhecimento da nota final.
3. Este pedido será apreciado pelos elementos do júri e respondido por escrito.
4. Uma vez este pedido apreciado e respondido a nota final daí resultante não terá recurso.
Conteúdo
Esta unidade curricular de Projecto e a unidade curricular de Programa de Introdução à Investigação Científica em Biologia Celular e Molecular são duas unidades curriculares que envolvem a execução de um trabalho experimental individual abrangendo a área científica de Biologia Celular e Molecular.