Decisão e Risco
Objetivos
Ao obter aprovação o aluno:
- terá tomado contacto com a problemática da tomada de decisão com um único ou múltiplos decisores,
- conhecerá os principais modelos de apoio à decisão, com ou sem negociação, e de risco,
- compreenderá qual o tipo de dados que deverão ser recolhidos e tratados de modo a alimentarem os modelos anteriores,
- saberá identificar e construir os modelos adequados aos problemas que poderá enfrenta num contexto profissional futuro.
Caracterização geral
Código
12081
Créditos
6.0
Professor responsável
Nelson Fernando Chibeles Pereira Martins
Horas
Semanais - 4
Totais - 72
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Hillier, Lieberman, Introduction to Operations Research, Mc Graw - Hill, 10th ed (2015)
Goodwin, P. e Wright, G. – Decision Analysis for Management Judgement (2014) – John Wiley & Sons
Opricovic, S., Tzeng, G.-H., (2004). Compromise solution by MCDM methods: A comparative analysis of VIKOR and TOPSIS. Eur. J. Oper. Res. 156, 445–455.
____
Fudenberg F. and Tirole, J. (1995) Game Theory, The MIT Press, 1995.
Kelly A. (2003) Decision Making Using Game Theory: An Introduction for Managers, Cambridge University Press.
Peterson M. (2009) An Introduction to Decision Theory, Cambridge University Press.
Vose D. (2008) Risk Analysis: A Quantitative Guide. John Wiley & Sons.
Método de ensino
Os conteúdos serão lecionados modularmente, em ambiente computacional.
Em cada aula, após um momento expositivo, os alunos explorarão os conceitos lecionados através da resolução de exercícios e pequenos casos de estudo.
Método de avaliação
A aprovação pode ser obtida aravés de um exame ou através de Avaliação Contínua.
Uma vez que a UC é constituída por três módulos, a avaliação contínua é dividida em três partes independentes. O docente de cada módulo é responsável pela avaliação do seu módulo.
Considere C1, C2, C3 as três classificações obtidas nos três módulos, numa escala de 0 a 20.
C1, C2 e C3 serão constituidas por um teste, mas poderão incluir compodentes de avaliação sumativa realizadas na aula.
- um aluno obterá a aprovação se:
CMédia = (5 C1 + 4 C2 + 3 C3) / 12 > 9.5,
obtendo a classificação em Época Normal (CEN) de
CEN = Arredondamento(CMédia)
Em caso de reprovação por avaliação contínua um aluno poderá tentar aprovar em exame. Sendo CEx a classificação no exame, um aluno obterá a aprovação se
CEx > 9.5
obtendo a classificação de Época de Recurso (CER) de:
CER = Arredondamento (CEx)
Conteúdo
I. Teoria de decisão - O que é uma decisão? - Estruturação e análise do problema de decisão - Decisões sequenciais - Decisões com vários objetivos
II. Teoria de jogos - Modelação da interação estratégica - Jogos de estáticos com informação completa - Jogos dinâmicos com informação completa e incompleta - Jogos cooperativos
III. Risco - Introdução - Modelo fundamental - Principais medidas e fatores de risco - Outros modelos de risco