Direito da Família e das Crianças

Objetivos

1. Compreender o conceito do Interesse Superior da Criança como critério guia de toda a matéria da disciplina;

2. Interiorizar as IGNOREes supralegais do Direito das Crianças, em especial a Constituição Portuguesa, a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e a Convenção Europeia dos Direitos Humanos, perspetivando a matéria de um ponto de vista dos direitos fundamentais.

3. Pensar criticamente o conceito de família e a evolução da jurisprudência nesse contexto.

4. Entender o conceito, requisitos e procedimento de adoção nacional e internacional, bem como a proteção dos vários direitos fundamentais coenvolvidos

5. Compreender o actual sistema jurídico da regulação das resposnabilidades parentais, diferenciar os conceitos de responsabilidade parental, guarda e residência, bem como os vários regimes práticos de exercício legalmente possíveis.

6. Formular perspetivas críticas e sensíveis sobre temas fracurantes, como o poder de correção, a manipulação parental, o rapto internacional, a residência alternada.

7. Entender as finalidades e funcionamento do regime de proteção das crianças e jovens em perigo, seus princípios orientadores como a prevalência da família e a ultima ratio das medidas que coenvolvam um afastamento do meio natural de vida. 

8. Compreender a finalidade da Intervenção no âmbito do processo tutelar educativo como orientado à educação da criança para o direito e para os valores fundamentais em sociedade,

9. Perceber o funcionamento prático do processo tutelar educativo, medidas aplicáveis e critérios de escolha, tendo por base os princípios internacionais vigentes na matéria. 

 

 

Caracterização geral

Código

33184

Créditos

4

Professor responsável

MARTA COSTA

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Francisco Pereira Coelho, Guilherme de Oliveira, Curso de Direito da Família, 5ª Edição, Imprensa da Universidade de Coimbra

Jorge Duarte Pinheiro, O Direito da Família Contemporâneo, 5ª Edição, Almedina, 2016

Susana Almeida, Familia a la Luz del Convenio Europeo de Derechos Humanos, Juruá, 2016

Susana Almeida, O Respeito pela Vida (Privada e) Familiar na Jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem: A Tutela das Novas Formas de Família, Juruá, 2016

Gustavo ferraz de Campos Monaco, A Declaração Universal dos Direitos da Criança e seus Sucedâneos Internacionais, Universidade de Coimbra, Coimbra Editora, 2004

Paulo Guerra, Helena Bolieiro, A Criança e a Família ¿ Uma questão de Direitos, 2ª Edição, Coimbra Editora

Paulo Guerra (org.), I Congresso de Direito da Família e das Crianças, Coimbra: Almedina, 2016.

Maria Clara Sottomayor, Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais nos casos de Divórcio, reimpressão da 6.ª edição revista, aumentada e atualizada de 2014, Coimbra: Almedina, 2016

Joaquim Manuel da Silva, A Família das Crianças na Separação dos Pais, Petrony, 2016

Fundamental Rights Agency & European Council, Hanbook on European Law relating to the Rights of the Child

Ana Rita Gil, ¿A adoção de filho do cônjuge ou unido de facto do mesmo sexo ¿ o direito vigente à luz dos princípios constitucionais¿, in AA.VV., Estudos em Memória do Conselheiro Artur Maurício, Coimbra Editora, 2014, pp. 49-76

Ana Rita Gil,  A Convivência Familiar nos Casos de Regulação e Exercício das Responsabilidades Parentais à luz da Jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos¿, Revista do Ministério Público, n.º 53, Jan-Mar. 2018

Ana Rita Gil, ¿A garantia de Habeas Corpus no contexto de aplicação de medida de promoção e proteção de acolhimento residencial ¿ Comentário ao Acórdão do STJ de 18/01/2017¿, Julgar Online, Outubro de 2017.

Ana Rita Gil, ¿Child-Friendly Justice ¿ Orientações Europeias para uma Mudança de Paradigma¿, Revista Luso-Brasileira de Alienação Parental, n.º 10, Fev.-Maio 2017, pp. 248-257

 

Recursos disponíveis online:

AA.VV., Adoção, Lisboa: Centro de Estudos Judiciários, 2015.

AA.VV., As Leis das Crianças e Jovens ¿ Reforma de 2015, Centro de Estudos Judiciários, 2015

AA.VV., A Tutela Cível do Superior Interesse da Criança ¿ Tomo I e II Centro de Estudos Judiciários, 2014.

AA.VV., Guia Prático do Divórcio e das Responsabilidades Parentais, 2.ª edição, Centro de Estudos Judiciários, 2014.

AA.VV., Intervenção em sede de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens, Centro de Estudos Judiciários, 2015.

AA.VV., Intervenção Tutelar Educativa, Centro de Estudos Judiciários, 2015.

Método de ensino

Nas aulas será exposta a matéria de forma a que os alunos questionem criticamente o direito vigente à luz dos princípios supralegais. Serão formuladas hipóteses práticas para promover o debate. 

Os alunos deverão ler alguns acórdãos de forma a serem discutidos na aula. 

A partir de meados de março, os alunos apresentarão trabalhos sobre temas relacionados com a matéria, que é integralmente leccionada pela docente, e deverão trazer casos e problemas para discutir na aula. 

Método de avaliação

 

Avaliação Final: Exame Final

ou

Avaliação Contínua: 20% participação nas aulas e discussão de trabalhos

80% trabalho

 

 

O trabalho consiste numa aula sobre o tema escolhido.

Os possíveis temas dos trabalhos são os seguintes:

 

 

 

I.   Fontes Supralegais de proteção da família e das crianças:

1. Jurisprudência do Tribunal Constitucional sobre proteção da Criança

2. Jurisprudência do TEDH sobre proteção da Criança

3. O superior Interesse da Criança ¿ pistas para definição

4. Portugal e o respeito pela ¿Convenção dos Direitos da Criança¿

 

II.   O Conceito de Família

5. A Jurisprudência do TEDH sobre novas formas de família (família recombinada, família homossexual)

6. A jurisprudência portuguesa sobre o conceito de família

 

III.    Adoção

7. A adoção por casais do mesmo sexo e o superior interesse da Criança

8. O apadrinhamento civil como nova IGNOREe de relações familiares?

 9. A dispensa de consentimento dos progenitores biológicos para efeitos de adoção: casos e princípios em conflito

10. Direito da Criança adotada ao conhecimento da filiação biológica

 

IV.  Responsabilidades Parentais

11.    O conteúdo das responsabilidades parentais e o ¿poder de correção¿

12.   As questões de particular importância no exercício das responsabilidades parentais ¿ análise da jurisprudência portuguesa

13.   Evolução histórica e análise da jurisprudência portuguesa sobre critério de decisão em matéria de residência da criança

14.   A audição da criança em processo de regulação das responsabilidades parentais

15.   A chamada ¿residência alternada¿ em caso de divórcio ¿ direitos e princípios em confronto

16.   O direito a alimentos ¿ cálculo e cessação

17.   A manipulação ou ¿alienação¿ parental - enquadramento jurídico

18.   O direito de visita de outros parentes (avós, madrasta, padrasto) ¿ análise da jurisprudência portuguesa

19.   Jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos sobre rapto parental e o princípio da efetividade dos laços familiares

20.   Incumprimento do regime de regulação das responsabilidades parentais

21.   Violência doméstica e regulação das responsabilidades parentais

22.   Mediação familiar em matéria de regulação das responsabilidades parentais

 

V. Proteção de Crianças e Jovens em Perigo

23.   Análise dos direitos fundamentais em confronto numa situação de intervenção

24.  Os consentimentos para a aplicação de medida de promoção e proteção pelas comissões de proteção de crianças e jovens

25. Há um excesso de institucionalização de crianças em perigo em Portugal? Causas e alternativas jurídicas

26. Estudo de um caso de promoção e proteção de criança em perigo

 

VI. Intervenção Tutelar Educativa

27.  Finalidade da Intervenção: a Educação do Menor para o Direito

28. Os direitos da criança institucionalizada

29. Estudo de caso de uma criança sujeita a medida tutelar educativa

30. A medida tutelar educativa e a promoção e proteção de crianças e jovens em perigo: como saber qual a intervenção adequada

Conteúdo

 

I. Fontes Supralegais de proteção da família e das crianças

a. A Constituição da República Portuguesa;

b. Convenções das Nações Unidas, em especial a Convenção dos Direitos da Criança;

c. A Convenção Europeia dos Direitos Humanos;

d. A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia

 

II.   O Conceito de Família

a. Jurisprudência do TEDH;

b. Fontes das Relações Jurídicas familiares no Código Civil Português;

c. A Proteção da União de Facto e outras relações ¿parafamiliares¿

 

III. Adoção

a. Jurisprudência do TEDH e do Tribunal Constitucional;

b. Regime Jurídico da Adoção em Portugal

c. Convenção da Haia relativa à Protecção das Crianças e à Cooperação em Matéria de Adopção Internacional

d. O apadrinhamento civil

 

IV.    Responsabilidades Parentais

a. Jurisprudência do TEDH;

b. Natureza jurídica e conteúdo da responsabilidades parentais;

c. Regulação do exercício das responsabilidades parentais em caso de divórcio ou dissolução da união de facto

d. A chamada ¿alienação parental¿: designação, punição

e. Convenção da Haia relativa à competência, à lei aplicável, ao reconhecimento, à execução e à cooperação em matéria de responsabilidade parental e medidas de protecção das crianças

f. Convenção da Haia sobre os Aspectos Civis do Rapto Internacional de Crianças

 

V.    Proteção de Crianças e Jovens em Perigo

a. Jurisprudência do TEDH;

b. Finalidade da Intervenção;

c. Princípios da Intervenção;

d. Medidas de Promoção e Proteção;

e. Processo de Promoção e Proteção

 

VI.  Intervenção Tutelar Educativa

a. Jurisprudência do TEDH;

b.  Finalidade da Intervenção;

c. Princípios da Intervenção;

d.  Medidas Tutelares Educativas;

e. Processo Tutelar Educativo

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: