Direito Europeu do Asilo e da Imigração
Objetivos
Proporcionar aos estudantes um conhecimento geral e aprofundado do Direito Europeu de Asilo e Imigração. Integrando o Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça da União Europeia, o Direito Europeu de Asilo e Imigração é caracterizado pela sua constante evolução e proeminência política, constituindo uma disciplina jurídica complexa, que é determinante para o Direito de Imigração e Asilo nacional. Os alunos deverão adquirir conhecimentos aprofundados que lhes permitam interpretar e aplicar corretamente as normas jurídicas que regulam a entrada, a permanência e o afastamento de nacionais de países terceiros do território da União Europeia.
Caracterização geral
Código
37005
Créditos
6
Professor responsável
VERONICA CORCODEL
Horas
Semanais - 3
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
AAVV, O Contencioso do Direito de Asilo e Proteção Subsidiária, 2016, CEJ http://www.cej.mj.pt/cej
FRA ¿ Manual de legislação europeia sobre asilo, fronteiras e imigração, 2014, disponível in: http://fra.europa.eu/en/theme/asylum-migration- borders
HAILBRONNER, K., THYM, D (ed) - EU Immigration and Asylum Law. A Commentary, 2.ª ed., 2016
GIL, Ana Rita ¿ Imigração e Direitos Humanos, Petrony, 2017
PEERS, Steve - EU Justice and Home Affairs Law, Volume I: EU Immigration and Asylum Law, 4.ª ed., OUP, Oxford, 2016
PIÇARRA, Nuno - Anotac¿a¿o e comenta¿rio aos artigos 77.o a 80.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unia¿o Europeia, in Manuel Lopes Porto e Gonc¿alo Anasta¿cio (coord.), Tratado de Lisboa Anotado e Comentado, Coimbra, 2012, pp. 395-421;
PIÇARRA, Nuno - ¿Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça¿, in A. P. Brandão, F. Pereira Coutinho, I. Camisãoe J.Covelo de Abreu(coord.) Enciclopédia da União Europeia, Petrony, Lisboa, 2017, pp. 169-174
PIÇARRA, Nuno - ¿Fronteiras, Vistos, Asilo e Imigração¿, in Silveira, CanotilhoFroufe(coord.), Direito da União Europeia. Elementos de Direito e Políticas da União, Almedina, Coimbra, 2016, pp. 308-325
PIÇARRA, Nuno - ¿A política de fronteiras da União Europeia e os seus desenvolvimentos mais recentes¿ in Segurança Europeia, Atena, n.º 38, 2017, pp. 255-273
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SOUSA, Constanc¿a Urbano de -¿La directive 2003/86/CE du Conseil, du 22 Septembre 2003, relative au droit au regroupement familial: Une histoire sans une issue heureuse?, Efarmoges Dimosiou Dikaiou (Review of Applied Public Law) 2006 ¿ I , pp. 5-26
SOUSA, Constanc¿a Urbano de -¿Globalização e Livre Circulação de Pessoas¿ (2015), Themis, ano XIII, n.ºs 26/27, 2014, pp. 137-142
SOUSA, Constanc¿a Urbano de -¿Sanções contra os empregadores de imigrantes em situação irregular: uma análise crítica da Diretiva 2009/52/CE, de 18 de junho de 2009 e da sua transposição para a ordem jurídica portuguesa¿ (em linha) Galileu ¿ Revista de Direito e Economia, 1.º semestre 2018, pp. 40-63 disponível in: http://journals.ual.pt/galileu/
SOUSA, Constanc¿a Urbano de -The relevance of migration for the 2030 Agenda for Sustainable Development: The Global Compact for Safe, Orderly and Regular Migration, (Ed.), Lisboa: Universidade Autónoma de Lisboa, 2019, ISBN 978-989-8191-95-6; E ¿ ISBN 978-989-8191-94-6; DOI https://doi.org/10.26619/978-989-8191-95-3
Método de ensino
São utilizados dois modelos pedagógicos:
- Lecionação do conteúdo programático em sessões teórico-práticas, através de discussão dos vários temas e resolução de casos práticos. A exposição segue o modelo participativo, onde o aluno deve não apenas ouvir e aprender com a professora, mas também exercitar os conhecimentos apreendidos através da análise interativa de textos de conhecimento obrigatório (como direito em vigor e jurisprudência relevante), bem como resolução de casos práticos. A professora assume uma função tutorial guiando os alunos pela análise de textos, resolução de problemas práticos e de dúvidas, estimulando a sua oralidade.
- Promoção do trabalho autónomo e individual do aluno (estudo, preparação de aulas, elaboração de um trabalho escrito, preparação para o exame).
Método de avaliação
Elaboração de um trabalho escrito (30%) e realização de exame final (70%).
Conteúdo
I. O ESPAÇO DE LIBERDADE, SEGURANÇA E JUSTIÇA DA UE
- Evolução
- Enquadramento jurídico-institucional
II. NOÇÕES GERAIS DE DIREITO EUROPEU DE IMIGRAÇÃO E ASILO
- Estrangeiro versus cidadão
- Categorias de estrangeiros no Direito da União Europeia
- Livre circulação e Direito de Imigração e Asilo
- Imigração e Asilo
- Imigrante e refugiado
- Direito de Imigração e Direito de Asilo
- Proteção dos direitos fundamentais dos imigrantes na UE: noções gerais
- Proteção da vida familiar e privada
- Limites à recusa de entrada e à expulsão
- Proibição de discriminação
- Proibição de expulsões coletivas
- Direito a um processo equitativo
III. O ACESSO AO TERRITÓRIO DA UNIÃO EUROPEIA
- Política comum de vistos
- Lista de países cujos nacionais estão obrigados ou isentos da obrigação de visto
- Código Comunitário de Vistos
- Controlo de fronteiras
- Código de Fronteiras Schengen
- FRONTEX
- Sistemas informáticos: VIS, SIS, SES, ETIAS
IV. Direito Europeu de Asilo: O Sistema Comum de Asilo
- Enquadramento
- Estado-Membro responsável por um pedido de proteção internacional: Regulamento de Dublin e Eurodac
- Estatuto dos requerentes de asilo
- Qualificação e estatuto de refugiado e de proteção subsidiária
- Procedimento de Asilo
- Proteção Temporária
- Gabinete Europeu de Asilo
V. Direito Europeu de Imigração
- Enquadramento
- Imigração legal
- Estudantes e investigadores
- Trabalhadores altamente qualificados
- Trabalhadores sazonais
- Destacamentos de trabalhadores de grupos de empresas
- Vítimas de tráfico de seres humanos
- Reagrupamento familiar
- Estatuto de Residente de Longa Duração
- Prevenção e combate à imigração irregular
- Criminalização do auxílio à imigração irregular
- Sanções às transportadoras
- Sanções aos empregadores
- Expulsão e detenção de imigrantes em situação irregular