Malária

Objectivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Conhecer o ciclo de vida da malária – parasita e hospedeiros humano e mosquito vetor.
2. Aprofundar o conhecimento sobre as interações entre o parasita e os dois hospedeiros.
3. Conhecer diferentes áreas de interesse no estudo da malária e a sua atualidade.
4. Conhecer e executar algumas metodologias básicas para o estudo experimental da malária, seguindo as principais fases do ciclo de vida.

Caracterização geral

Código

1290014

Créditos

2

Professor responsável

Ana Paula Arez

Horas

Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre

Totais - 30

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória

Bibliografia

Os diapositivos das próprias aulas, os materiais de apoio ao estudo, os protocolos laboratoriais, etc são disponibilizados na plataforma moodle da instituição e/ou diretamente pelos docentes da UC. Para cada aula é aconselhada uma lista de referências bibliográficas especialmente adequadas à temática da aula, estando esta informação disponível com antecedência juntamente com os sumários e conteúdos das aulas.

Método de ensino

A UC organiza-se em aulas teóricas introdutórias, aulas teórico-práticas com prática laboratorial e 1 exame teórico escrito.

Método de avaliação

A avaliação inclui 1) cumprimento da assiduidade mínima (assistência ao mínimo de 75% das aulas previstas e 2) exame teórico. O exame é composto por 25 questões de escolha múltipla (0,5 valores/questão) e cinco questões de desenvolvimento médio (abordando temas das aulas práticas, máximo 1 página, 1,5 valor/pergunta) e classificado numa escala de 0-20 valores.
A aprovação é obtida se observada a frequência mínima de aulas e classificação final igual ou superior a 10 valores.
A avaliação de 2ª época, para alunos que chumbem ou que requeiram melhoria de nota, é efetuada através de exame escrito, igualmente composto por 25 questões de escolha múltipla e cinco questões de desenvolvimento médio.
A avaliação da UC e do respetivo corpo docente é efetuada através do sistema de avaliação da qualidade do ensino em vigor no IHMT.

Conteúdo

I. Revisão de conceitos básicos sobre malária.
II. Abordagem de alguns aspetos das três componentes do ciclo de vida: Parasita: resistência parasitária aos antimaláricos;Interação parasita-hospedeiro humano – importância da célula hospedeira e das suas vias metabólicas no desenvolvimento parasitário; mosquito – resposta à infeção e utilização de modelo experimental murino.
III. Abordagem das principais vias de prevenção e tratamento da malária numa perspetiva de estabelecimento de estratégias e ferramentas de controlo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: