Desafios e perspetivas em biologia microbiana
Objetivos
No âmbito desta Unidade Curricular, os estudantes deverão adquirir/desenvolver as seguintes competências: 1. Aprofundamento de conhecimentos sobre as diferentes áreas da Microbiologia Médica, englobando a Bacteriologia, Virologia e Micologia. 2. Capacidade para autoaprendizagem sobre diferentes abordagensem Microbiologia com impacto médico. 3. Aquisição de competência de aprendizagem sobre a colocação e teste de hipóteses científicas e de resolução de casos clinico-laboratoriais em Microbiologia Médica.
Caracterização geral
Código
5573044
Créditos
4
Professor responsável
Miguel Viveiros Bettencourt
Horas
Semanais - 13
Totais - 38
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória
Bibliografia
• Canas Ferreira, W.F., Sousa J.C.F. and Lima N. (Eds.) (2010). Microbiologia. Edições Lidel, Lisboa. ISBN 9789727575152. • Barroso H, Meliço Silvestre A, Taveira N (Eds) (2014). Microbiologia Médica – Volumes I e II, Edições Lidel, Lisboa. ISBN: 9789727575763. • Murray, P.R., Rosenthal, K.S., Pfaller M.A. (2013). Medical Microbiology. 7th Edition. Elsevier Mosby Saunders, St. Louis, EUA. ISBN: 9780323086929. • Patricia, M. Tille. (2013) Bailey and Scott's Diagnostic Microbiology. Elsevier, 13ª Ed. ISBN: 9780323083300. Artigos científicos de revisão e outros, a sugerir pelos docentes de acordo com os temas abordados.
Método de ensino
Aulas tutoriais com um elemento de cada equipa da Microbiologia Médica, com apresentação comentada do/dos trabalhos publicados e bibliografia complementar, seguida de debate conjunto; Aulas tutoriais de apoio teórico-práticas, para aplicação das metodologias abordadas ao diagnóstico/monitorização/caracterização de infeções de origem bacteriana, fúngica ou viral. (caso necessário).
Método de avaliação
i) Preparação de uma notícia para a imprensa geral e científica, sobre um tema a sortear entre as várias equipas participantes na UC. ii) Apresentação da notícia, seguida de debate, com docentes e outros colegas em 2 horas de seminário conjunto.
Conteúdo
Serão apresentados os conceitos e as ferramentas básicas de análise e investigação relevantes para a microbiologia e micologia médicas aplicadas à fisiopatologia, epidemiologia, diagnóstico clínico/laboratorial e tratamento de infeções microbianas. Pretende-se que os alunos adquiram competências cientifico-profissionais: I. Sobre os conceitos teóricos das patologias microbianas e seus agentes, prevenção, profilaxia, diagnóstico, tratamento e controlo epidemiológico relacionando com o hospedeiro humano e sua suscetibilidade; II. Sobre a aplicação da metodologia científica para atuar nas áreas específicas anteriormente mencionadas, de uma forma consciente e autónoma; III.Sobre as diferentes estratégias de diagnóstico clínico-laboratorial em Microbiologia Médica; IV. Sobre as bases teóricas da quimioterapêutica antimicrobiana e dos mecanismos de resistência aosfármacos; V. Sobre a interpretação e integração da informação proveniente das novas tecnologias de caracterização molecular de microorganismos, quer na perspetiva epidemiológica quer como auxiliar do diagnóstico; VI.Sobre os métodos de integração no trabalho em equipa e em rede de forma a potenciar sinergias e rentabilizar recursos financeiros e humanos ao nível do controlo epidemiológico de certas patologias microbianas e em particular no controlo e prevenção da infeção nosocomial; VII.Sobre o controlo de qualidade investigação e de diagnóstico laboratorial. Para o efeito os alunos farão rotação entre equipas de investigação da UEI Microbiologia Médica, apreendendo e debatendo criticamente um ou mais trabalhos publicados recentemente por essa equipa que abordem de forma aplicada as competências acima indicadas.