Análise de Sistemas de Saúde

Objetivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Definir noções de sistema de saúde/sistema de serviços de saúde/política de saúde/política de serviços de saúde/necessidades de saúde, serviços, recursos.
2. Explicar determinantes dessas necessidades relações entre essas diferentes categorias de necessidades.
3. Definir objetivos em relação a cada categoria de necessidades.
4. Descrever/discutir forças/fraquezas dos modelos de explicação dos processos de produção e utilização dos serviços de saúde.

Caracterização geral

Código

5788006

Créditos

4

Professor responsável

Jorge Simões

Horas

Semanais - 8

Totais - 32

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• European Observatory on Health Systems and Policies, “HiT Country Profiles.”
• Hsiao W, et al, “Health Systems: Concepts and Deterministic Models of Performance. A Background Paper prepared for the Workshop on Research Agendas on Global Health Systems,” Dec. 3-5, 2008. At:
http://siteresources.worldbank.org/INTHSD/Resources/376278-1114111154043/1011834-1246449110524/HsiaoSiadatInSearchOfaCommonConceptualFrameworkForHSSDraft62309.pdf.
• Mills A et al. “The Design of Health Systems.” in International Public Health: Diseases, Programs, Systems, and Policies, eds. Michael Merson, Robert Black, Anne Mills (Gaithersburg: Aspen Publishers, 2005).
• Roemer M, National Health Systems of the World. Vol. 2. (Oxford: Oxford University Press, 1993).
• World Health Organization, Strengthening health systems to improve health outcomes (Geneva: WHO, 2007).
• World Health Organization. World Health Report 2000: Health systems: improving performance (Geneva: WHO, 2000).

Método de ensino

1. Apresentação pelos docentes e alunos dos conteúdos programáticos;
2. Quadros de análise serão aplicados pelos alunos (em grupo) à análise a sistemas de saúde específicos e apresentados aos colegas e docentes.

Método de avaliação

Avaliação tomará em conta tanto as questões que os estudantes levantam aos colegas como as respostas que prestam durante o questionamento a que são submetidos durante as apresentações.

Conteúdo

I. Apresentação e discussão crítica de quadros de análise dos sistemas e das políticas de serviços de saúde, dos processos de produção e utilização de serviços e dos fatores individuais, organizacionais, institucionais que os influenciam.
II. Aplicação dos quadros de análise a sistemas de saúde específicos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: