Bioestatística I – Análise de Dados em Saúde

Objetivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Compreender a importância da utilização da Estatística no delineamento de projetos de investigação.
2. Distinguir os diferentes tipos de variáveis e escalas de medição.
3. Utilizar adequadamente conceitos de Análise Exploratória de Dados e Estatística Descritiva.
4. Aplicar os conceitos de estimação pontual e intervalar.
5. Saber decidir entre os testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos mais usuais nas aplicações em saúde internacional.
6. Distinguir os conceitos de correlação e associaçãoe saber aplicá-los em casos reais.
7. Analisar criticamente dos resultados produzidos no programa SPSS.
8. Utilizar de forma responsável e consciente o programa SPSS ou outros programas complementares.

Caracterização geral

Código

5788001

Créditos

3

Professor responsável

Luzia Gonçalves

Horas

Semanais - 6,5

Totais - 46

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• Armitage P., Berry G. Statistical Methods for Medical Research, 4rd Edition. Oxford: Blackwell Science Ltd. 2005.
• Bland, M., An Introduction to Medical Statistics, 3rd Edition, Oxford University Press.
• Douglas G. Altman. Practical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall/CRC Texts in Statistical Science.
• G. Cunha, M. Rosário Martins, R. Sousa, F. Ferraz Oliveira. Estatística Aplicada às Ciências e Tecnologias da Saúde, Editora LIDEL.
• J Martin Bland, Douglas G. Altman, Statistical Notes, BMJ.

Método de ensino

Aulas presenciais e tutoriais. As aulas presenciais serão teórico-práticas, envolvendo a análise de bases de dados em contexto real, através da utilização de programas estatísticos, nomeadamente o Programa SPSS.

Método de avaliação

Dois trabalhos individuais com defesa oral.

Conteúdo

I. Introdução: O que é a Estatística e qual a sua importância na Investigação em Saúde Internacional; Classificação das Variáveis e Escalas de Medida; Etapas do Processo de Análise Estatística; Organização e Apresentação dos Dados.
II. Estatística Descritiva: Medidas de Localização (Média, Moda, Mediana); Medidas de Dispersão (Variância, Desvio-padrão, Coeficiente de Variação).
III. Principais Distribuições: distribuições amostrais e Teorema Limite Central.
VI. Introdução a Estatística Inferencial: Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses.
V. Correlação Linear e Associação.
VI. Testes paramétricos e não paramétricos: Testes paramétricos: teste de igualdade de média entre dois grupos; Amostras emparelhadas e amostras independentes; Testes não paramétricos: teste de igualdade de medianas para dois ou mais grupos.