Determinantes de Saúde

Objetivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Reconhecer a importância dos eventos e determinantes que contribuíram a “criação” progressiva da Saúde Global e dos elementos e critérios que podem contribuir a descrição do estado presente da Saúde Global. Conhecer os objetivos, funções e contribuições dos principais atores institucionais na área da saúde global.
2. Conhecer os elementos da abordagem da Saúde Planetária para a sua compreensão numa perspetiva transdisciplinar. Refletir sobre as várias implicações no século 21. Compreender a dinâmica que lidero ao desenvolvimento das principais iniciativas globais de saúde, e compreender os objetivos e impacto d’algumas iniciativas globais.
3. Rever os determinantes da saúde conhecidos e as possibilidades de modificar os para melhorar a saúde. Compreender a diferencia entre saúde das populações e saúde individual e as implicações para influenciar políticas publicas e intersectoriais em distintos cenários geográficos e políticos.
4. Perceber a importância de tratados comerciais assim como o papel da diplomacia nas negociações dos direitos, por exemplo na OMC. Ser capaz de desenvolver as principais linhas d’um plano de ação e de negociação com todos os atores, incluindo os atores esquecidos da Saúde Global para modificar os grandes desafios para a saúde no século 21.
5. Explicar a teoria das causas fundamentais das desigualdades sociais e utilizar vários exemplos recentes. Explicar as ligações entre a globalização, desigualdades em saúde nos países e entre os países, o modelo económico vigente.
6. Compreender a evolução dos fatores determinantes da saúde dos povos e as implicações desta evolução para as estratégias da saúde. Propor opções para responder aos desafios planetários e globais.
7. Interpretar criticamente e contextualmente as publicações sobre os determinantes socioeconómico- comerciais e ambientais da saúde.
8. Analisar questões globais de potencial preocupação ética e identificar quais som os atores quási-ausentes da saúde global atual.
9. Compreender os horizontes temporais necessários para as mudanças sociais.
10. Utilizar exemplos para ilustrar a necessidade da diplomacia, de ações interdisciplinares com participação ampla dos cidadãos.
11. Compreender os conceitos de doença infeciosa, epidemia, endemicidade, força de infeção, doenças emergentes e doenças com potencial pandêmico, tendências, distribuição e fatores que determinam o peso global das doenças infeciosas.
12. Reconhecer doenças novas e emergentes, suas causas, evolução ao longo do tempo e espaço e “hotspots” e estar familiarizado com fatores que são usados para priorizar doenças emergentes e compreender as diferentes fases e ações de gestão de riscos.
13. Avaliar necessidades em saúde e desenvolver opções de respostas em vários contextos históricos, sociais, económicos, culturais, ambientais, estruturais, comerciais, legais, tendo por base o sistema de determinantes de saúde.

Caracterização geral

Código

5788019

Créditos

4

Professor responsável

Thierry Mertens

Horas

Semanais - 12,5

Totais - 32

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória

Bibliografia

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Método de ensino

Seminários, Aulas teórico-práticas, Trabalhos de grupo e Orientação tutorial.
Tipos de Horas – T: Aulas teóricas; TP: Aulas teórico-práticas; S: Seminários; OT: Orientação tutorial; O: Outras.

Método de avaliação

A avaliação final do aluno terá 2 componentes:
1. Apresentação de um artigo científico ou de um scenario tal como descrever uma iniciativa intersectorial – Serão avaliados especificamente a capacidade de compreensão, de pesquisa, de síntese, comunicação e reflexão crítica. Representará 45% da nota final.
2. Elaboração de um trabalho final de investigação sobre uma das temáticas apresentadas durante os seminários e aulas, que representará 55% da nota final.

Conteúdo

I. Perspetiva histórica dos conceitos dos determinantes da saúde e das doenças: genética, idade…, educação; determinantes e ligações socioeconómicos, socioculturais, legais, interesses comerciais e recursos planetários. Determinantes corporativos da saúde e mercantilização da saúde. Desigualdades em Saúde nos países e entre os países- Consequências e desafios das respostas Saúde da população (coletiva) e saúde individual (T);
II. Abordagem de alto risco e abordagem populacional (TP-OT - G. Rose);
III. Independência causal do Estatuto Socioeconómico na ma saúde (Stringhini et al). Princípios das causas fundamentais (Phelan et al.). Questões éticas para saúde pública global. Horizonte temporal para mudança social. (T);
IV. Determinantes ligados aos sistemas da saúde (T);
V. Persistência das doenças infeciosas no mundo: carga das doenças infeciosas, tendências evolutivas, distribuição e principais determinantes, com uma particular ênfase nas doenças com potencial pandémico (TP e OT);
VI. Determinantes das doenças não transmissíveis com ênfase nas consequências da polução atmosférica e nas malnutrições (obesidade e subnutrição) assim como as ligações com os determinantes corporativos e as mudanças climáticas - medidas potenciais para reverter a syndémia. (TP).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: