Teoria e Métodos em Epidemiologia e Bioestatística

Objetivos

No final da UC, deverão:

  • Demonstrar que conhecem a importância da utilização do método epidemiológico e da estatística no delineamento de projetos de investigação;
  • Saber calcular, interpretar e sumariar os resultados da estatística descritiva e análise exploratória de dados;
  • Escolher, realizar e interpretar os resultados dos testes estatísticos (paramétricos e não-paramétricos), com destaque à verificação dos seus pressupostos;
  • Estimar a sensibilidade e especificidade de técnicas laboratoriais;
  • Conhecer os principais estudos epidemiológicos, dando destaque às suas vantagens e limitações.

Caracterização geral

Código

10122

Créditos

2.0

Professor responsável

Luzia Augusta Pires Gonçalves

Horas

Semanais - 1

Totais - 20

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

NA

Bibliografia

Armstrong, R.A., Hilton, A.C. (2010) Statistical Analysis in Microbiology: StatNotes. WileyBlackwell.

Bopal, R. S. (2008) Concepts of epidemiology. Oxford University Press, 2nd Ed.

Daniel, W.W. (2004) Biostatistics: a foundation for analysis in the health sciences. John Wiley & Sons,8th Ed.

Paulson, D.S. (2008) Biostatistics and Microbiology. A Survival Manual. Springer, 1st Ed.

Sheskin, D. J. (2007) Handbook of Parametric and Nonparametric Statistical Procedures. Chapman& Hall/CRC.4th Ed.

Método de ensino

Aulas teóricas e tutoriais

Método de avaliação

Exame escrito (100%)

O exame e inclui questões de resposta múltipla, verdadeiro/falso e outras de desenvolvimento, tendo duração de duas horas.

Conteúdo

#1 - A importância da Estatística na investigação biomédica. Algumas noções de estatística descritiva e análise exploratória de dados

#2 – Introdução à Inferência Estatística. A importância dos pressupostos e os cuidados com a interpretação de resultados.

#3 - Princípios da Epidemiologia aplicados à Investigação Clínica; Etapas da Investigação, Características dos diferentes Estudos Epidemiológicos; Testes de Diagnóstico; Metodologia dos rastreios

#4 - Interpretação dos resultados de um estudo Epidemiológico; Acaso, viés, relação causal; Estratégias para controlo de confundimentos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: