Dengue, Febre Amarela e outras Arboviroses Transmitidas por Mosquitos
Objetivos
No final deste módulo, os alunos deverão ser capazes de contribuir para a investigação ou o planeamento e implementação de intervenções direcionadas ao controlo deste grupo de doenças. Especificamente, eles devem ser capazes de: 1. Avaliar dados epidemiológicos sobre arboviroses (distribuição geográfica, reservatórios e vetores dos principais arbovírus, incluindo: chikungunya, dengue, encefalite japonesa, vírus do Nilo Ocidental e arbovírus Febre do Vale do Rift). 2. Avaliar a importância das mudanças ambientais sobre aspopulações de mosquito vectores. 3. Explicar os riscos de introdução deespécies exóticas de mosquitos. 4. Avaliar a aplicabilidade de diferentes métodos de recolha de vetor e técnicas de diagnóstico em diferentes contextos logísticos, epidemiológicos e organizacionais. 5. Delinear e discutir de estratégias de vigilância e de controlo para este grupo de doenças.
Caracterização geral
Código
1290025
Créditos
2
Professor responsável
Carla Sousa
Horas
Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre
Totais - 32
Idioma de ensino
Português e Inglês
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Strauss JH, Strauss EG (2008). Basic Virology. Blackwell Publishing. Malden. MA. • Manson's Tropical Diseases: Expert Consult Basic; Gordon C. Cook ed., Saunders Ltd. Edinburg. UK. • Wernsdorfer WH (1988). Malaria. Principles and practice of malariology. Churchill Livingstone Inc. London. UK. • Gubler DJ, Kuno G (eds) (1997) Dengue and Dengue Hemorrhagic Fever. CAB International. Wallingford, UK. • Almeida APG et al. (2005). Bioecology and vectorial capacity of Aedes albopictus (Diptera: Culicidae) in Macao, China, in relation to dengue virus transmission. Journal of Medical Entomology 42: 419428.
Método de ensino
O ensino desta Unidade Curricular será baseado no método expositivo, traduzido em 4 aulas teóricas; nos métodos demonstrativo e ativos, aplicado em 4 aulas teórico-práticas e em métodos ativos e interrogativos aplicados nas 4 aulas práticas que decorrem no laboratório e no terreno. Haverá ainda sessões de orientação tutorial de apoio ao estudo autónomo e preparação do trabalho escrito.
Método de avaliação
A avaliação dos discentes será efetuada com base em dois componentes: • A nota de um trabalho escrito, individual, com cerca de 2000 ± 200 palavras (excetuando gráficos e bibliografia), a efetuar a partir de um “case study” real, com base em dados facultados pelos docentes responsáveis. • O desempenho dos alunos nas aulas práticas avaliado através de pequenos questionários. • Qualquer dos elementos será sujeito a uma classificação entre 0 e 20 valores. Alunos que apresentem classificações inferiores a 10 no trabalho escrito, serão reprovados. A classificação final será obtida a partir da fórmula: (classificação trabalho escrito) x 0,65 + (classificação aulas práticas) x 0,35 • Para efeito de melhoria de nota, ou em caso de reprovação, os alunos terão de proceder à execução de um exame. • A avaliação da UC e do respetivo corpo docente será efetuada através de um questionário anónimo de satisfação dos alunos.
Conteúdo
I. Arbovírus e arboviroses: definição de arbovírus e sua transmissão; principais arboviroses e sua epidemiologia. II. Principais arbovírus: classificação,estrutura, organização genómica e ciclo replicativo. III. “Case study”: Macau. Entrega de dados para a elaboração do trabalho prático. IV. Técnicas de colheitas de mosquitos direcionadas à captura de mosquitos vetores de arbovírus e sua identificação morfológica(imaturos e adultos). V. Estimativa de parâmetros entomológicos importantes para o estudo epidemiológico de uma arbovirose: cálculo do Índice de Antropofilia de uma população culícidica por ELISA (“Enzyme Linked immunosorbent Assay”). VI. Arbovírus: uma história de invasão e (re)emergência. VII. Clínica e diagnóstico clínico das principais arboviroses. VIII. Diagnóstico laboratorial das principais arboviroses. IX. Deteção de arbovírus do género Alfavirus por RT-PCR.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: