Mecanismos de Resistência aos Antibióticos
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1 .Conhecer o modo de açãodas principais classes de antibióticos e possíveis mecanismos de resistência. 2. Compreender a acção dos antibióticos a nível intracelular. 3. Conhecer os principais exemplos de bactérias resistentes aos antibióticos, a nível hospitalar e na comunidade. 4. Interpretar dados laboratoriais de testes de susceptibilidade aos antibióticos. 5. Desenhar e executar protocolos laboratoriais para determinar o(s) mecanismo(s) de resistência a um dado antibiótico.
Caracterização geral
Código
95120037
Créditos
3
Professor responsável
Isabel Couto
Horas
Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre
Totais - 24
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Davies J. and Davies D (2010). Origins and Evolution of Antibiotic Resistance. Microbiol. Mol. Biol. Rev., 74(3):417-433. • de Sousa JCF and Peixe LV (2010) Antibióticos Antibacterianos. In Microbiologia, pp453-469, WF Canas Ferreira, JCF de Sousa, N Lima (ed). Lidel. • ECDC/EMEA JOINT TECHNICAL REPORT (2009) The bacterial challenge: time to react. European Centre for Disease Prevention and Control, ISBN 978-92-9193-193-4 doi: 10.2900/2518. • Livermore DM (2012). Fourteen years in resistance (review). Int. J. Antimicrob. Agents. 39: 283– 294. • Magiorakos A.-P. et al. (2012) Multidrug-resistant, extensively drug-resistant and pandrug-resistant bacteria: an international expert proposal for interim standard definitions for acquired resistance. Clin Microbiol Infect; 18: 268–281. • Theuretzbacher, U (2012) Accelerating resistance, inadequate antibacterial drug pipelines and international responses (review). Int. J. Antimicrob. Agents. 39: 295– 299.
Método de ensino
Aulas teóricas baseadas na apresentação de diapositivos. Aulas laboratoriais, nas quais cada grupo de alunos (máximo 2 alunos/grupo) irá receber um conjunto de estirpes para as quais deverá determinar o fenótipo (suscetibilidade vs resistência) para vários antibióticos e no casos de resistência, desenhar e executar experiências laboratoriais que lhe permitam determinar o(s) possíveis mecanismo(s) que explicam essa resistência.
Método de avaliação
Os alunos serão avaliados através de exame escrito com perguntas de escolha múltipla, incidindo sobre os conteúdos das aulas teóricas (70% da classificação final) e pela apresentação e discussão do “case-study” (30% da classificação final), numa escala de classificação de 0 a 20 valores. Serão aprovados os alunos com classificação igual ou superior a 9,5 valores nas duas componentes avaliadas (exame teórico e apresentação do “case-study”).
Conteúdo
Componente teórica:
1. A Resistência aos Antibióticos no Séc. XXI.
2. Susceptibilidade vs. resistência. Concentração mínima inibitória e concentração mínima bactericida; definição de “breakpoint”.
3. Principais mecanismos de resistência aos antibióticos em bactérias.
4. Bactérias resistentes aos antibióticos: exemplos mais relevantes a nível hospitalar ena comunidade.