Investigação translacional
Objetivos
Este módulo tem como principal objetivo transmitir conceitos relacionados com a translação da investigação pretendendo: 1. Avaliar como pode a investigação influenciar as políticas e práticas a nível local e/ou global e quais são as barreiras principais da translação da investigação. 2. Discutir conceitos relacionados com disseminação e implementação dos resultados científicos. 3. Discutir como escrever um projeto científico: desenho do projeto, investigação básica e desenvolvimento do produto. 4. Discutir os principais métodos de investigação translacional e sua adaptação às diferentes situações. 5. Identificar principais intervenientes a nível das comunidades e responsáveis pelos programas de saúde. 6. Discutir a adequação dos modelos de tradução para projetos.
Caracterização geral
Código
95120056
Créditos
3
Professor responsável
Ana Domingos
Horas
Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre
Totais - 24
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Steven H. Woolf. The Meaning of Translational Research and Why It Matters. MD, MPH JAMA. 2008; 299(2):211-213. doi:10.1001/jama.2007.26. • Lean MEJ et al. Editorial. Translational research. BMJ 2008; 337:a863 doi: 10.1136/bmj.a863. • Nelissen, H, Moloney M, Inzé D. Translational research: from pot to plot. Plant Biotechnol J. 2014 Apr;12(3):277-85. doi: 10.1111/pbi.12176.
Método de ensino
A metodologia utilizada será baseada em aulas teóricas que incluem exposição de conteúdos (T) e na elaboração (entrega de documento escrito), apresentação e discussão de um projeto sobre a aplicação da investigação translacional ao desenvolvimento de vacinas ou métodos de investigação translacional.
Método de avaliação
A avaliação levará em consideração o nível de sucesso obtido na realização, apresentação e discussão de um trabalho. Os alunos com uma classificação igual ou superior a 10 serão aprovados numa escala de 0 a 20. A apresentação e discussão do trabalho ou projeto é obrigatória. Desempenho nas T (20%), projeto (40%) e discussão (40%).
Conteúdo
Serão discutidas as ferramentas disponíveis em investigação translacional. Tendo como pano de fundo algumas doenças como malária, tuberculose e Sida, serão discutidos conceitos biomédicos e as medidas de apoio desenvolvidas em diferentes regiões do mundo. As suas causas serão analisadas do ponto de vista biológico em paralelo com as intervenções de saúde pública para o seu controlo. A migração das populações e doenças emergentes serão analisadas à luz da investigação translacional em estudos de caso.