Malária
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Conhecer e executar algumas técnicas básicas para o estudo da malária em laboratório, seguindo o ciclo de vida do parasita no hospedeiro vertebrado e vector. 2. Aprofundar a natureza da relação entre o parasita e o hospedeiro humano bem como entre o parasita e o vector. 3. Reconhecer as diferentes áreas de interesse no estudo da malária e a sua atualidade. 4. Compreender, analisar e avaliar a aplicabilidade de algumas metodologias para o estudo e controlo da malária, através da interação com os investigadores do IHMT, convidados externos à instituição e pesquisa autónoma
Caracterização geral
Código
9512012
Créditos
2
Professor responsável
Fátima Nogueira
Horas
Semanais - 9
Totais - 24
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória
Bibliografia
• Lamb et al, (2006). Expert Rev Mol Med. 8:1-22. • Longley et al, (2011). Mamm Genome. 22:32-42. • Ayi et al, 2008. The New England Journal of Medicine, 358: 1805-1810. • Ayi et al, 2004. Blood, 104: 3364-3371. • Duffy and Fried. 2006. Trends in Parasitology, 22: 99-101. • Luzzatto and Bienzle. 1979. The Lancet, 1: 1183–1184. • Moll et al, 2008. Fifth Edition. MR4/ATCC, Manassas, Virginia. • Roth et al, 1983. PNAS, 80: 298-299. • Wijayanti et al, Malar Res Treat. 2010;2010:540786. • Paulo et al, J Med Chem. 2014 Apr 24;57(8):3295-313. • Alonso P. et al. (2011). PLoS Medicine 8: e1000406. • Holtel A. et al. (2011). Malar J. 10: 11. • Mendis1 K et al. (2009). Trop. Med Intl. Health 14: 802-809. • Onori et al, (1993). In: Bruce-Chwatt’s Essential Malariology. Gilles H.M. and Warrel D.A. (Eds.), 3rd Ed. Edward Arnold, Kent: 196-266. • WHO. (1998). WHO/CDS/CPC/MAL/98.12. • Gillies MT. (1988). Wernsdorfer W.H. and McGregor I. Sir (Eds.). Churchill Livingstone, Edinburgh: 453-485. • Petersen et al, FEBS Lett. 2011 Jun 6;585(11):1551-62.
Método de ensino
Ensino direto pelo método expositivo (aulas teóricas) e ensino indireto por: aprendizagem por descoberta guiada e resolvendo problemas em ambiente de simulação e laboratório (teórico-práticas)
Método de avaliação
A classificação final do curso: prova escrita.
Conteúdo
I. Controlo vs. erradicação. Ferramentas de controlo: parasita, vetor, educação comunitária. Obstáculos à sustentabilidade.
II. Sistemática do género
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: