Segurança e Manipulação Laboratorial

Objetivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Compreender o conceito de Biossegurança e a classificação de agentes biológicos de acordo com os diferentes níveis de laboratórios das áreas de Microbiologia e Parasitologia.
2. Conhecer as regras de transporte de amostras biológicas.
3. Compreender os conceitos de descontaminação, assepsia e esterilização.
4. Conhecer os diversos tipos de câmaras de segurança biológica.
5. Conhecer legislação e diretivas internacionais no âmbito da segurança laboratorial.
6. Conhecer o papel do laboratório face à experimentação animal e compreender as regras a utilizar.
7. Resolver exercícios aplicados à execução técnicas laboratoriais.
8. Compreender o conceito de 'Controlo da Qualidade (CQ)' - Padronização de procedimentos no laboratório: meios de cultura, reagentes, vidraria e equipamentos, normas ISO e marca CE; Legislação (diretivas EU).
9. Compreender a importância do CQ interno e externo.
10. Conhecer o papel de Lab’s de Referência e Testes de Proficiência.

Caracterização geral

Código

9512023

Créditos

3

Professor responsável

Maria Luísa Vieira

Horas

Semanais - 6

Totais - 26

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória

Bibliografia

Os alunos têm acesso às aulas e materiais dos slides (PPT) atribuídos pelos professores envolvidos na Unidade Curricular, através da plataforma Moodle e também da bibliografia indicada abaixo:
• Cooper,G., CLS., MHA. (2008). Basic Lessons in Laboratory Quality Control. QC Workbook. Published by Bio-Rad Laboratories, Inc. Quality Systems Division 60pp.
• IHMT, NOVA (2014). Manual de Segurança Biológica. 50pp.
• WHO. (2011). Laboratory Quality Management System. Handbook, 245 pp.
• Laboratory Biosafety and Biosecurity Risk Assessment Technical Guidance Document. https://www.aam.org.ar/.../Laboratory-Biosafety-Biosecurity-Guidance.pdf
• Yao, K., McKinney, B., Murphy, A., M. T. (ASCP), Rotz, P., Wafula, W., Sendagire, H., Okui S., MPH, Nkengasong, J. N. (2010). Improving Quality Management Systems of Laboratories in Developing Countries. American Journal Clinical Pathology, 134, 401-409. doi: 10.1309/AJCPNBBL53FWUIQJ.

Método de ensino

Aulas teóricas (T), Aulas Teórico-Práticas (TP) e Prática Laboratorial (PL), todas estas unidades de aprendizagem estão integradas entre si, de modo que os alunos nas componentes teórico-práticas e práticas possam enquadrar os conhecimentos apreendidos nas aulas teóricas iniciais.

Método de avaliação

- Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, realizam um teste escrito final (teste de escolha múltipla) com 40 questões que cobrem os assuntos lecionados.
- Escala de classificação de 0 a 20.
- Aprovação com classificação igual ou superior a 10.

Conteúdo

I. Aulas teóricas
Biossegurança e risco biológico.
Descontaminação, assepsia e esterilização.
Controlo da Qualidade (CQ) no Laboratório.
II. Aulas Teórico-Práticas
Biossegurança e acidentes em ambiente laboratorial: responsabilidades e comportamentos.
Resolução de exercícios aplicados à prática laboratorial (preparação de solução e meios de cultura; diluições a partir de soluções stock; reconstituição de primers…).
III. Prática Laboratorial
O Laboratório e a Experimentação Animal - Visita guiada ao Biotério do IHMT NOVA. Discussão de diversos conceitos básicos associados às ciências de animais de laboratório; Legislação e creditação de instalações, pessoas e projetos; Princípio dos 3R’s: Reduzir, Reutilizar e Refinar.
Manipulação laboratorial – titulação de um lisado fágico.
Cultura de células.
Contagem de bactérias (com câmara de Petroff-Hauser) / execução de um teste rápido (in house) versus o mesmo teste [versão comercial-(kit)]. Comparação de resultados.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: