Segurança e Manipulação Laboratorial
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Compreender o conceito de Biossegurança e a classificação de agentes biológicos de acordo com os diferentes níveis de laboratórios das áreas de Microbiologia e Parasitologia. 2. Conhecer as regras de transporte de amostras biológicas. 3. Compreender os conceitos de descontaminação, assepsia e esterilização. 4. Conhecer os diversos tipos de câmaras de segurança biológica. 5. Conhecer legislação e diretivas internacionais no âmbito da segurança laboratorial. 6. Conhecer o papel do laboratório face à experimentação animal e compreender as regras a utilizar. 7. Resolver exercícios aplicados à execução técnicas laboratoriais. 8. Compreender o conceito de 'Controlo da Qualidade (CQ)' - Padronização de procedimentos no laboratório: meios de cultura, reagentes, vidraria e equipamentos, normas ISO e marca CE; Legislação (diretivas EU). 9. Compreender a importância do CQ interno e externo. 10. Conhecer o papel de Lab’s de Referência e Testes de Proficiência.
Caracterização geral
Código
9512023
Créditos
3
Professor responsável
Maria Luísa Vieira
Horas
Semanais - 6
Totais - 26
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória
Bibliografia
Os alunos têm acesso às aulas e materiais dos slides (PPT) atribuídos pelos professores envolvidos na Unidade Curricular, através da plataforma Moodle e também da bibliografia indicada abaixo: • Cooper,G., CLS., MHA. (2008). Basic Lessons in Laboratory Quality Control. QC Workbook. Published by Bio-Rad Laboratories, Inc. Quality Systems Division 60pp. • IHMT, NOVA (2014). Manual de Segurança Biológica. 50pp. • WHO. (2011). Laboratory Quality Management System. Handbook, 245 pp. • Laboratory Biosafety and Biosecurity Risk Assessment Technical Guidance Document. https://www.aam.org.ar/.../Laboratory-Biosafety-Biosecurity-Guidance.pdf • Yao, K., McKinney, B., Murphy, A., M. T. (ASCP), Rotz, P., Wafula, W., Sendagire, H., Okui S., MPH, Nkengasong, J. N. (2010). Improving Quality Management Systems of Laboratories in Developing Countries. American Journal Clinical Pathology, 134, 401-409. doi: 10.1309/AJCPNBBL53FWUIQJ.
Método de ensino
Aulas teóricas (T), Aulas Teórico-Práticas (TP) e Prática Laboratorial (PL), todas estas unidades de aprendizagem estão integradas entre si, de modo que os alunos nas componentes teórico-práticas e práticas possam enquadrar os conhecimentos apreendidos nas aulas teóricas iniciais.
Método de avaliação
- Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, realizam um teste escrito final (teste de escolha múltipla) com 40 questões que cobrem os assuntos lecionados. - Escala de classificação de 0 a 20. - Aprovação com classificação igual ou superior a 10.
Conteúdo
I. Aulas teóricas
Biossegurança e risco biológico.
Descontaminação, assepsia e esterilização.
Controlo da Qualidade (CQ) no Laboratório.
II. Aulas Teórico-Práticas
Biossegurança e acidentes em ambiente laboratorial: responsabilidades e comportamentos.
Resolução de exercícios aplicados à prática laboratorial (preparação de solução e meios de cultura; diluições a partir de soluções