Remote Sensing
Objetivos
The curricular unit targets the fundamentals of remote sensing, the main Earth Observation satellite and satellite image processing methods. The final goal is that the student after completion of the unit will be able, in an autonomous way, to design and implement a project to produce information (e.g. thematic cartography) based on satellite images and classification algorithms.
Caracterização geral
Código
200115
Créditos
7.5
Professor responsável
Mário Sílvio Rochinha de Andrade Caetano
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
There are no specific course prerequisites.
Bibliografia
Caetano, M., and H. Costa, 2019. Remote Sensing Practicals, [e-book].
Jensen, J.R., 2016. Introductory Digital Image Processing: a Remote Sensing Perspective, 4a Ed. Glenview : Pearson https://ebookcentral.proquest.com/lib/novaims/detail.action?docID=5831484
CCRS, Canadian Centre for Remote Sensing, 2007. Fundamentals of Remote Sensing , [Online].
Jensen, J.R., 2013. Remote sensing of the environment: an earth resource perspective, 2a Edic¿a¿o. NewJersey: Prentice Hall.
Método de ensino
As aulas têm uma componente teórica e uma prática. Nas aulas teóricas o docente faz uso de slides para ilustração dos fundamentos teóricos. A componente prática consiste na utilização pelo aluno de um software de processamento de imagens de satélite para construção de um mapa temático a partir da exploração de padrões espectrais e/ou temporais de imagens de satélite. A unidade curricular inclui ainda seminários para discussão dos benefícios socioeconómicos da detecção remota por satélite.
Método de avaliação
O docente numa das primeiras aulas discutira¿ com os alunos o me¿todo de avaliac¿a¿o para definir o que sera¿ aplicado nesta disciplina. Como ponto de partida para a discussa¿o propo¿e-se:
· Teste - 20%.
· Projeto Prático - 30%. Trabalho de grupo para resolução de um problema real com base em imagens de satélite e software de processamento de imagem selecionados pelo grupo. O problema deve ser também definido pelo grupo. (Apresentação e relatório).
· Ensaio teórico A - 30%. Trabalho de grupo sobre as tendências de investigação e desenvolvimento em classificação de imagens de satélite para produção de cartografia temática, com base em artigos científicos com revisão por pares. (Apresentação e relatório).;
· Ensaio teórico B - 20% - Trabalho individual com uma análise dos benefícios socioeconómicos da utilização de imagens de satélite em determinada área temática. O tema do trabalho deve ser selecionado de uma lista facultada pelo docente (Apresentação, sem relatório)
Datas:
· Teste: 1 de outubro
· Ensaio A: 13 outubro
· Projeto prático: 20 outubro
· Ensaio B: 22 de outubro
Regras:
· Nota mínima em cada componente: 8
· Projetos não entregues na data definida serão penalizados (1 ponto por dia, até 7 pontos)
Na primeira aula os alunos acordaram que as componentes acima referidas teriam os seguintes pesos para a nota final:
- Teste: 20%
- Ensaio A: 25%
- Projeto Prático: 35%
- Ensaio B: 20%
Conteúdo
A Unidade Curricular tem as seguintes Unidades de Aprendizagem (UA):
UA 1 Introdução à deteção remota e à unidade curricular
UA 2 Fundamentos da deteção remota
UA 3 Satélites e sensores de observação da Terra
UA 4 Análise exploratória de imagens de satélite
UA 5 Pré-processamento de imagens
UA 6 Transformação de bandas
UA 7 Extração de informação de imagens de satélite
UA 8 Análise do erro em mapas temáticos
UA 9 Análise multitemporal de imagens de satélite
UA 10 Aplicações da deteção remota com benefícios socioeconómicos
UA 11 Exercícios práticos de processamento digital de imagens de satélite
UA 12 Resolução de problemas do mundo real com base em imagens de sat
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Master degree program in Geospatial Technologies
- Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Inteligência Geospacial
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- UJI/Muenster