Business Intelligence I
Objetivos
Databases (SQL)
Caracterização geral
Código
200012
Créditos
7.5
Professor responsável
Miguel de Castro Simões Ferreira Neto
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
LECTURES
T.1 ? Digital Transformation and Data-Driven Organizations
T1.1 Digital Transformation
T1.2 SMAC
T1.3 Industry 4.0
T1.4 Data-Driven Organizations
T.2 ? Business Intelligence
T2.1 Introduction to Business Intelligence
T2.2 A Framework for Business Intelligence (BI)
T2.3 Intelligence Creation and Use and BI Governance
T2.4 The Major Theories and Characteristics of Business Intelligence
T2.5 Toward Competitive Intelligence and Advantage
T2.6 Successful Business Intelligence Implementation
T2.7 Business Intelligence Today and Tomorrow
T.3 ? Data Warehousing
T3.1 Data Warehousing Definitions and Concepts
T3.2 Data Warehousing Process Overview
T3.3 Data Warehousing Architectures
T3.4 Data Integration and the Extraction, Transformation and Loading (ETL) Processes
T3.5 Data Warehouses Development
T3.6 Real-Time Data Warehousing
T3.7 Data Warehouses Administration and Security Issues
LABS
L.1 Business Intelligence Labs Presentation
Microsoft BI Platform Presentation
L.2 SQL Server Management Studio
Relational Data Bases Overview
Relational Data base Development
L.3 SQL Business Intelligence Development Studio
Introduction to Data Warehouse Systems.
OLTP versus OLAP
Metadata.
Microsoft Data Warehousing Tools ? First Steps
L.4 SQL Server Integration Services
ETL Process ? Basic
Microsoft SQL Server Integration Services ? Basic
L.5 SQL Server Management Studio
Multidimensional Models.
Fact Tables and Dimensions
Design and Development of Dimensional Schemas ? Data Warehousing
L.5 SQL Server Integration Services
ETL Process ? Advanced
Microsoft SQL Server Integration Services ? Advanced
Bibliografia
Ramesh Sharda, Dursun Delen, Efraim Turban (2017) Business Intelligence, Analytics, and Data Science: A Managerial Perspective, 4th Edition, Pearson, ISBN-13: 978-0134633282
Larson, Brian (2017). Delivering Business Intelligence with Microsoft SQL Server 2016 Fourth Edition. Mc Graw Hill, ISBN: 9781259641497
Ralph Kimball, Margy Ross, The Data Warehouse Toolkit, 3rd Edition, 2013, Wiley Publishing
Inmon W. H., Building the Data Warehouse, 4rd Edition, 2005, Wiley Publishing
Imhoff C., Galemmo N., Geiger J., Mastering Data Warehouse Design, 2003, Wiley Publishing
Ponniah, P., Data Warehousing Fundamentals, Wiley Publishing, 2001
Método de ensino
The assessment includes:
a) Project (50%)
b) Final exam (50%)
To successfully complete the course students must obtain a minimum score of 9.5 in the final examination, irrespective of marks obtained in a) or b).
Método de avaliação
Inglês
Conteúdo
A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas e práticas laboratoriais, recorrendo a casos de estudo e exercícios, quando tal se justificar.
Na vertente prática da disciplina irão serem realizados um conjunto de aulas de laboratório informático onde serão colocados em prática os conceitos abordados nas sessões teóricas com o recurso às tecnologias de suporte à Business Intelligence da Microsoft (SQL Server, SQL Business Intelligence Development Studio e Integration Services) ao dispor dos alunos nos computadores da NOVA IMS e susceptíveis de serem acedidos de forma gratuita através da Microsoft Campus License.
No âmbito da unidade curricular os alunos terão de desenvolver um projeto.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais