Detecção Remota

Objetivos

There are no specific course prerequisites.

Caracterização geral

Código

200036

Créditos

7.5

Professor responsável

Mário Sílvio Rochinha de Andrade Caetano

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  1. Introdução à deteção remota e à unidade curricular
  2. Fundamentos da deteção remota
  3. Satélites e sensores de observação da Terra
  4. Análise exploratória de imagens de satélite
  5. Pré-processamento de imagens
  6. Transformação de bandas
  7. Extração de informação de imagens de satélite
  8. Análise multitemporal de imagens de satélite
  9. Aplicações da deteção remota com benefícios socioeconómicos
  10. Exercícios práticos de processamento digital de imagens de satélite

Resolução de problemas do mundo real com base em imagens de satélite

Bibliografia

Caetano, M., 2018. Teoria de Deteção Remota, [e-book]. Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação, Universidade Nova de Lisboa.

Caetano, M., 2012. Prática de Deteção Remota, [e-book]. Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação, Universidade Nova de Lisboa.

Jensen, J.R., 2004. Introductory Digital Image Processing: a Remote Sensing Perspective, 3ª Edição. New Jersey: Prentice-Hall.

Jensen, J., 2006. Remote sensing of the environment: an earth resource perspective, 2ª Edição. New Jersey: Prentice Hall

Warner, T., M. Nellis e G. Foody (Eds.), 2009. The SAGE Handbook of Remote Sensing. London: SAGE Publications Ltd.

Método de ensino

The professor in one of the first classes will discuss with the student the evaluation method to be applied in this course. As a starting point for the discussion it is proposed:

  • Online Test (individual) ? 30%. The test has two parts: (1) a set of 40 sentences and the student has to identify the true and the false ones, (2) short essay on a topic to be provided on the day of the exam;
  • Essay ? 30%.  Essay on socio-economic benefits of remote sensing within a specific theme selected by the student from a list provided by the Professor (individual) ? 30%
  • Project  - 40%. Group project (2 to 3 persons) to solve a real problem by using satellite images and an image software chosen by the group. The problem has to be defined by the group.
 
The project and the essay are to be presented in the final seminar of the course. The students have to deliver one report for each work. The delivery date is defined by the coordination of the master program.
 

Método de avaliação

N/A

Conteúdo

As aulas têm uma componente teórica e uma prática. Nas aulas teóricas o docente faz uso de slides para ilustração dos fundamentos teóricos. A componente prática consiste na utilização pelo aluno de um software de processamento de imagens de satélite para construção de um mapa temático a partir da exploração de padrões espectrais e/ou temporais de imagens de satélite.  A unidade curricular inclui ainda seminários para discussão dos benefícios socioeconómicos da detecção remota por satélite.
 
O professor promove a aprendizagem ativa e colaborativa através da resolução de problemas do mundo real.