Pós Graduação em Digital Enterprise Management

Objetivos educativos

As organizações que procuram altos níveis de competitividade, rentabilidade e produtividade numa economia mais global e digitalizada, devem estar dotadas de competências, soluções e ferramentas de gestão mais sofisticadas. A mudança de paradigma, devido à disponibilidade de infraestruturas, plataformas e software disponibilizadas como um serviço (“as a service”) está a fornecer um acesso mais rápido e fácil a tecnologias que estavam disponíveis apenas para algumas organizações e que aceleram novas formas de gestão, com menores custos ou investimentos.

Atualmente, na Europa, estão em discussão resoluções para implementar um Mercado Único Digital e a nível local, em Portugal, a Agenda Digital. Alinhada com o plano estratégico Europa 2020, a "transformação digital" está em crescimento, exigindo novas competências de gestão que potenciem a gestão de informação proporcionada pelas novas tecnologias e modelos de distribuição.

É neste contexto que a Pós-Graduação em Digital Enterprise Management desenvolvida em parceria com Google, SAP e IDC, surge dando assim resposta à necessidade de formação superior de gestores enquanto líderes da “transformação digital” das suas organizações. 

Dirige-se a quadros superiores e profissionais que queiram aprofundar as suas competências de gestão de projetos de transformação do negócio baseados em novos modelos de digitalização e sistemas de informação. Entre os potenciais candidatos destacam-se os gestores de 1ª e 2ª linha de médias e grandes empresas, integradores de sistemas e consultoras, e profissionais de sistemas e tecnologias de informação.

Este curso tem como objetivos principais os seguintes: 

- Preparar os gestores responsáveis pela implementação da “transformação digital” nas suas organizações, enquanto líderes da mudança ao nível de processos, organização e recursos humanos;

- Apoiar na seleção e priorização das soluções tecnológicas e modelos de distribuição mais adequados para acelerar a rentabilidade e produtividade nas organizações;

- Oferecer acesso direto ao “state of the art” e fornecedores de referência nas tecnologias e modelos de distribuição, que potenciam a transformação digital.

Candidaturas - ano letivo 2020/2021
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, de 14 de abril a 19 de maio. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Caracterização geral

Código DGES

4969

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

Coordenador

Jorge Manuel Carrola, Pedro Miguel Fernandes Ruivo, Tiago Oliveira

Data de abertura

Fevereiro 2021

Número de vagas

Propinas

4.100€

Horários

Pós-Laboral

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Digital Enterprise Management, os alunos têm que realizar 60 ECTS dos quais 45 em unidades curriculares obrigatórias e as restantes 15 em optativas escolhidas pelos alunos de entre uma vasta oferta de unidades curriculares. 

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até fevereiro de 2021); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
400095 Adoption Models 4.0
400096 Change Management 3.5
400044 Digital Enterprise Management Project Cases 7.5
400041 Online Collaboration Tools 7.5
Opções
200158 Amostragem e Estimação 7.5
200001 Análise de Dados 7.5
200204 Análise de Redes Sociais 4.0
200191 Análise de Séries Temporais 4.0
200185 Análise Estatística 7.5
200186 Análise Multivariada Aplicada 7.5
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200145 Big Data Applications 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
400045 Cidades Sustentáveis 7.5
200201 Ciência dos Dados para Marketing 7.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200182 Data Privacy and Protection 7.5
200195 Desenvolvimento de Sistemas de Informação 4.0
400082 Digital Analytics 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
400021 Enterprise Cloud Mobility 7.5
200046 Estatística 7.5
200187 Estratégia e Inovação em Marketing 7.5
200056 Geographic Information Systems 7.5
200058 Geographic Information Systems Applications 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200197 Gestão de Marca 4.0
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200193 Gestão e Armazenamento de Dados 4.0
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200196 Marketing Digital e Comércio Eletrónico 7.5
200169 Marketing Estratégico 7.5
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200189 Métodos Analíticos Descritivos em Marketing 0.0
200088 Métodos de Previsão 3.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200199 Pré-processamento de Dados 3.5
200192 Privacidade de Dados, Segurança e Ética 4.0
200115 Remote Sensing 7.5
400054 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades I 3.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
400094 Big Data Analytics for Business 4.0
400093 Digital Systems for Business 7.5
400040 Enterprise Mobility Solutions 3.5
400092 Transformation Methodologies and Solutions 7.5
Opções
200198 Análise de Dados Discretos 4.0
200205 Análise de Variância 4.0
200203 Aprendizagem Automática em Marketing 7.5
200210 Arquiteturas de Sistemas de Informação 3.5
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200202 Big Data para Marketing 7.5
400111 Business Analytics in Tourism 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 3.5
200135 Cibersegurança 7.5
400051 Computação Móvel e Ubíqua 7.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400112 Data Science for Hospitaly and Tourism I 7.5
200162 Data Visualization 7.5
200163 Desenho Experimental 4.0
200163 Desenho Experimental 4.0
400093 Digital Systems for Business 7.5
200172 Engenharia de Marketing 7.5
400040 Enterprise Mobility Solutions 3.5
400055 Enterprise Resource Management Systems 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 4.0
200068 Gestão de Projectos de Informação 4.0
200217 Gestão de Projetos de Informação II 3.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
400110 Management in Hospitality and Tourism 7.5
200171 Marketing Analítico 7.5
200083 Marketing Digital 7.5
200188 Métodos Analíticos e Engenharia de Marketing 7.5
200190 Métodos Analíticos Preditivos em Marketing 7.5
200088 Métodos de Previsão 3.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Métodos Explicativos 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200200 Otimização de Motores de Pesquisa 4.0
400010 Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data 6.0
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
400027 Search Engine Marketing 7.5
400049 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades II 4.0
400081 Social Media Analytics 7.5
200184 Teoria e Métodos de Amostragem 7.5
200168 Text Analytics 7.5
200194 Transformação Digital 3.5
400092 Transformation Methodologies and Solutions 7.5
400091 Urban Analytics 7.5
200139 WEB Marketing e Comércio Electrónico 7.5