Estatística

Objectivos

Esta unidade curricular visa fornecer aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias de inferência estatística paramétrica e não paramétrica. Os estudantes irão explorar os princípios fundamentais da estatística, tanto da perspetiva conceptual como aplicada. Os estudantes irão adquirir competências relacionadas com variáveis aleatórias, estimadores, distribuições amostrais, estimação pontual e intervalar, e testes de hipóteses. Os estudantes irão compreender claramente as condições de aplicabilidade de cada procedimento. Os conceitos e princípios serão ilustrados usando conceitos do mundo real aplicáveis a muitos sectores institucionais e empresariais, incluindo saúde, comércio, desporto, seguros, etc.

Caracterização geral

Código

200046

Créditos

7.5

Professor responsável

Ana Cristina Marinho da Costa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Não se aplica.

Bibliografia

Afonso, A., Nunes, C. (2011). Estatística e Probabilidades. Aplicações e Soluções em SPSS, Escolar Editora.
Conover, W. J. (1999). Practical Nonparametric Statistics. 3rd ed., Wiley.
Hogg, R. V., Tanis, E. A. (2010). Probability and Statistical Inference. 8th Edition, New Jersey: Pearson/Prentice-Hall.
Newbold, P., Carlson, W. L., Thorne, B. (2012). Statistics for Business and Economics. 8th Edition, Boston: Pearson.
Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J.A. e Pimenta, C. (2002). Introdução à Estatística, McGraw Hill.

 

Método de ensino

A unidade curricular é baseada em aulas teóricas e práticas. Serão aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo exposição e demonstrações com apresentação de slides, aplicações passo a passo, perguntas e respostas. As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de resultados. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação de resultados. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.

Método de avaliação

1ª época: projeto (25%), 1º teste (35%), 2º teste com nota mínima de 7,5 valores (40%)

2ª época: exame final (100%)

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em oito Unidades de Aprendizagem (UA):

UA1. Variáveis aleatórias

UA2. Distribuições de probabilidade

UA3. Distribuições amostrais

UA4. Estimação pontual

UA5. Estimação por intervalos

UA6. Testes de hipóteses

UA7. Análise de variância (ANOVA)

UA8. Testes não paramétricos