Remote Sensing

Objectivos

No final da unidade curricular o aluno deve ter adquirido as seguintes competências (i.e. resultados de aprendizagem):

  1. Descrever os tipos de medições que podem ser realizadas por satélite e explicar, com base nos princípios e conceitos da deteção remota, porque é que esses dados podem ser utilizados para produção de informação geográfica;
  2. Conceber e desenvolver de forma autónoma um projeto para produção de informação com base em imagens de satélite de resolução espacial variável entre 1 e 1000 m;
  3. Selecionar o satélite e o sensor mais adequados para utilizar na produção de vários tipos de informação a diferentes escalas espaciais;
  4. Descrever e aplicar algoritmos de classificação de padrões espectrais, espaciais e temporais de imagens de satélite com vista à produção de informação;
  5. Avaliar e interpretar o erro na informação derivada de imagens de satélite;
  6. Descrever e criticar os benefícios socioeconómicos da deteção remota.

Caracterização geral

Código

200115

Créditos

7.5

Professor responsável

Roberto André Pereira Henriques

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Esta unidade não tem requisitos de frequência. 

Bibliografia

Jensen, J.R., 2015. Introductory Digital Image Processing: a Remote Sensing Perspective, 4ª Edição. New Jersey: Prentice-Hall.

Jensen, J.R., 2006. Remote sensing of the environment: an earth resource perspective, 2ª Edição. New Jersey: Prentice Hall.

Warner, T., M. Nellis and G. Foody (Eds.), 2009. The SAGE Handbook of Remote Sensing. London: SAGE Publications Ltd.

CCRS, Canadian Centre for Remote Sensing, 2007.Fundamentals of Remote Sensing , [Online]. Disponível em http://www.nrcan.gc.ca/sites/www.nrcan.gc.ca.earth-sciences/files/pdf/resource/tutor/fundam/pdf/fundamentals_e.pdf. Access date: Feb 13, 2013; Ustin, S., 2004.

Giri, C. (Ed.), 2012. Remote Sensing of Land Use and Land Cover: Principles and Applications. CRC Press.

Método de ensino

As aulas têm uma componente teórica e uma prática. Nas aulas teóricas o docente faz uso de slides para ilustração dos fundamentos teóricos. A componente prática consiste na utilização pelo aluno de um software de processamento de imagens de satélite para construção de um mapa temático a partir da exploração de padrões espectrais e/ou temporais de imagens de satélite.  A unidade curricular inclui ainda seminários para discussão dos benefícios socioeconómicos da detecção remota por satélite.

Método de avaliação

O método de avaliação da unidade curricular é definida em conjunto por alunos e docente na primeira sessão de aprendizagem. Como ponto de partida de discussão apresenta-se a seguinte proposta:

  • Teste - 25%. Teste de conhecimentos;
  • Ensaio Teórico - 25%. Trabalho de grupo com uma análise dos benefícios socioeconómicos da utilização de imagens de satélite em determinada área temática. O tema do trabalho deve ser selecionado de uma lista facultada pelo docente;
  • Projeto Prático - 40%. Trabalho de grupo para resolução de um problema real com base em imagens de satélite e software de processamento de imagem selecionados pelo grupo. O problema deve ser também definido pelo grupo.
  • Participação nas aulas - 10%

Na primeira aula os alunos acordaram que as componentes acima referidas teriam as seguintes contribuições para a nota final: teste (30%), ensaio (20%), projeto (40%) e participação nas aulas (10%).

Na época de recurso e na época especial a avaliação segue exatamente o mesmo modelo. No entanto todos os trabalhos têm que ser individuais e diferentes dos apresentados durante o semestre. A ponderação da participação nas aulas é somada à do trabalho teórico.

Se o aluno não tiver sucesso a uma das componentes durante a avaliação contínua, terá que realizar sempre todas as componentes na época de exame.

 

Conteúdo

  1. Introdução à deteção remota e à unidade curricular
  2. Fundamentos da deteção remota
  3. Satélites e sensores de observação da Terra
  4. Análise exploratória de imagens de satélite
  5. Pré-processamento de imagens
  6. Transformação de bandas
  7. Extração de informação de imagens de satélite
  8. Análise multitemporal de imagens de satélite
  9. Aplicações da deteção remota com benefícios socioeconómicos
  10. Exercícios práticos de processamento digital de imagens de satélite
  11. Resolução de problemas do mundo real com base em imagens de satélite

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: