Amostragem e Estimação

Objectivos

 Cobrir aspectos básicos teóricos e práticos da pesquisa de amostragem;

  • Familiarizar os participantes com terminologia da teoria da amostragem e os objetivos gerais de inquéritos por amostragem
  • Apresentar os métodos de amostragem clássicos, condições e adequação de cada um;
  • Desenvolver aplicações práticas na aplicação dos métodos de amostragem discutidos na sala de aula e o cálculo de dimensões da amostra, das estimativas e das suas medidas de precisão;
  • Ser capaz de aplicar os novos conhecimentos em um ambiente de trabalho diário.

 

 

Caracterização geral

Código

200158

Créditos

7.5

Professor responsável

José António de Almeida Pinheiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Perfeito conhecimento de estatística descritiva e de estatística indutiva.

No dia 15 de Setembro de 2018, Sábado, terá lugar das 14 às 18  um curso extra que cobre o essencial de estatística na perspectiva das Sondagens e Estimação.

O curso é facultativo mas chama-se à atenção dos alunos que cobre matéria que não pode ser revisitada durante as aulas. 

Este curso destina-se a nivelar os conhecimentos de estatística dos alunos, dadas as suas origens diversificadas.

 

Bibliografia

  • William G. Cochran (1977) Sampling Techniques, 3-rd Ed. New York: Wiley, ISBN 0-471-16240-X
  • Carl-Erik Särndal, Bengt Swensson, Jan Wretman (1992) Model Assisted Survey Sampling. New York: Springer Verlag, ISBN 0-387-97528-4
  • Carl-Erik Särndal, Sixten Lundström (2005) Estimation in Surveys with Nonresponse. Chichester: Wiley, ISBN 0-470-01133-5
  • Pinheiro J, Coelho, P et all, As Sondagens (2016), Escolar Editora, ISBN  9789725925140.

Método de ensino

A disciplina baseia-se em aulas teórico-práticas. A parte prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.

Método de avaliação

Teste intermédio. Exame final. Participação nas aulas. 

Ver o Syllabus.

Conteúdo

1. Introdução às sondagens

2. Sondagem aleatória simples

3. Sondagem aleatória estratificada

4. Pós-estratificação

5. Sondagens complexas: Sondagem em conglomerados;Sondagem em duas etapas

6. Estimação de rácios e estudo de subpopulações

7. Utilização de informação auxiliar