Gestão e Armazenamento de Dados

Objectivos

Na atualidade, os dados estão em todo lugar e vêm em diferentes formas e volumes, em formas estruturadas e não estruturadas. As empresas precisam armazenar e gerir esses dados usando tecnologias apropriadas para a gestão de dados para o sucesso de seus processos de negócios. No curso Gestão e armazenamento de dados, os alunos aprenderão a arquitetura de um DBMS, o processo de modelagem e normalização de bases de dados, a implementação de uma base de dados relacional usando a linguagem SQL (teórica e prática) e as vantagens e desvantagens das bases de dados SQL e NoSQL. Os alunos terão as competências para decidir sobre o tipo de bases de dados (SQL ou NoSQL) segundo os requerimentos dos processos de negócio.

Caracterização geral

Código

200193

Créditos

4.0

Professor responsável

Mijail Juanovich Naranjo Zolotov

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  

Bibliografia

  • Viescas, John L. Sql queries for mere mortals: a hands-on guide to data manipulation in sql. Pearson Education India, 2018.;
  • Sullivan, Dan. NoSQL for mere mortals. Addison-Wesley Professional, 2015.
  • Lemahieu, W., Vanden Broucke, S., & Baesens, B. Principles of Database Management: The Practical Guide to Storing, Managing and Analyzing Big and Small Data. Cambridge University Press (2018).
  • Chan, Jamie. Learn SQL (Using Mysql) in One Day and Learn It Well (2018).

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se numa abordagem mista com aulas teóricas apresentadas pelo professor, aulas práticas com exercícios práticos realizadas pelos alunos e apresentações feitas pelos alunos sobre um artigo científico, e discussões críticas sobre essas apresentações. Em cada sessão, os alunos são expostos a novos conceitos, casos de estudo e exemplos resolvidos. Serão feitas atividades tipo quizzes, MUD cards, entre outros, colocarão os alunos no centro da sala de aula para motivar a aprendizagem ativa. Durante as aulas de laboratório, os alunos terão a oportunidade de praticar no computador os novos conhecimentos com a orientação de um instrutor.

Método de avaliação

Avaliação:

  • Exame escrito (80%): Com nota mínima de 9,5
  • Apresentação (20%)

Nota final (100%) = (0,8* Final exam + 0,2 * apresentação)

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em 7 unidades de aprendizagem (UA):

LU1. Principais conceitos e arquitetura de um DMBS.

LU2. Modelos de Entidades-Relações na modelação de dados.

LU3. Formas normais na modelação de bases de dados relacional.

LU4. Operações CRUD (criar, ler, atualizar e apagar) usando SQL.

LU5. Operações SQL complexas (Joins, Sorting e Grouping).

LU6. Criar Views e Triggers, utilizando SQL.

LU7. Teorema CAP. Diferenças entre sistemas de bases de dados SQL e NO SQL;