Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Objectivos

No final desta unidade o aluno deverá ser capaz de:
1. Conhecer as questões principais associadas à Engenharia de Software
2. Compreender as tecnologias chave e as questões metodológicas ligadas ao desenvolvimento de sistemas de informação
3. Conhecer os métodos de gestão de dados e informação
4. Conhecer os principais modelos de processos de desenvolvimento de software
5. Manipular as ferramentas e técnicas para modelação e desenvolvimento de sistemas de informação

Caracterização geral

Código

200195

Créditos

4.0

Professor responsável

Vítor Manuel Pereira Duarte dos Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  

Bibliografia

- Software Engineering: A Practitioner's Approach Roger S. Pressman McGraw-Hill Higher Education 7 edition (1 April 2009), ISBN-10:0071267824
- Requirements Analysis: From Business Views to Architecture David C. Hay Prentice Hall (2002) ISBN:9780130282286
- Effective Methods for Software Testing, 3rd Edition William E. Perry Wiley (2006) ISBN:978-0764598371
- UML Metodologias e ferramentas CASE, by Alberto Silva e Carlos Videira, Centro Atlântico, ISBN:989-61 5-0095
- Fundamental UML (Third Edition), by Mauro Nunes e Henrique O´Neill, FCA-Lidel, ISBN:972-722-481-4

Método de ensino

A unidade curricular é baseada em aulas teóricas e práticas. Serão aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo exposição e demonstrações com apresentação de slides, aplicações passo a passo (com e sem software), perguntas e respostas. As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de resultados. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação de resultados. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.

Método de avaliação

Avaliação:
Projeto (40 %), Teste (60%)

Conteúdo

1. Conceitos Gerais
- Caracterização do produto de software
- Elementos básicos de engenharia de software
- Paradigmas de programação

2. Tecnologias
- Fundamentos, arquiteturas e plataformas de tecnologias de informação e comunicação
- Conceitos sobre dados, organização e gestão de dados, informação e comunicação
- Valor estratégico de redes de computadores e telecomunicações
- Tipologias, Arquiteturas e Dispositivos de Redes Locais e Remotas (Intranet e Internet)
- Computação em nuvem
- Computação móvel e omnipresente
- IoT

3. Arquiteturas, Sistemas e Infraestrutura de Software

4. Engenharia de Software
- Especificação de requisitos e design de software
- Origem, estrutura e componentes da Unified Modeling Language (UML);
- Fundamentos HCI
- Projeto de base de dados
- Aplicações Web

5. Modelos de processos de desenvolvimento de software
- Modelos prescritivos: sequenciais lineares, RAD, prototipagem, modelos evolutivos
- RUP, Iconix
- Métodos ágeis: XP, Scrum e Crystal, DevOps