Online Collaboration Tools

Objectivos

  1. Este módulo introduz os conceitos inerentes á importância da inteligência coletiva nas organizaçõess como fator potenciador da produtividade, inovação e suporte à decisão;

  2. Abordagem das mudanças de paradigma e a importância que o trabalho colaborativo (mobile e em tempo real), bem como os processos nativamente digitais, representam para a cultura digital das organizações - a Equação Digital segundo a Google;

  3. Introdução de como as novas ferramentas colaborativas (concebidas nativamente para o trabalho digital) permitem novos níveis de interação dentro da organização, com os ecossistemas de parceiros e clientes, sendo potenciadoras de novos modelos e oportunidades de negócios;

  4. Exploração, famialirização e domínio das ferramentas colaborativas Google G Suite e exploração das tecnologias de Machine Learning associadas.

Caracterização geral

Código

400041

Créditos

7.5

Professor responsável

Pedro Miguel Santos Félix Mendes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Botsman, R., & Rogers, R. (2010). What's mine is yours: The rise of collaborative consumption. New York: Harper Collins.

  • Senge, P. (1990). Fifth Discipline: The An and Practice of the Learning Organisation, Century, London.

  • Cabrera, J. (2014): Redarquía. Más allá de la Jerarquía. Madrid, Editorial Rasche

  • Tapscott, Don and  William, Anthony D. (2006) Wikinomics: How Mass Collaboration Changes Everything Hardcover 

  • Google G Suite Web Site: https://apps.google.com/learning-center/

Método de ensino

  • Aulas teóricas, complementadas com aplicações práticas;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Casos de Estudo práticos.

Método de avaliação

  • Apresentações de Casos de Estudo e Trabalhos de Grupo - 
    • 1º Trabalho Individual possui uma ponderação de 10%,
    • 2º Trabalho de Grupo possui ponderação de 10%;
    • 3º Trabalho de Grupo possui ponderação de 20%,
    • Teste final possui ponderação de 40%;
    • Participação em aula e Assiduidade possui ponderação de 20%.
  • Trabalhos:
    • 1º Caso individual relativo a princípios teóricos da colaboração online ou Casos de Uso e respetiva discussão em sala de aula;
    • 1º Trabalho de Grupo e Apresentação em sala de aula de "Processos Colaborativos de Empresa, com recursos às ferramentas G Suite";
    • 2º Trabalho de Grupo e Apresentação em sala de Aula de "Plano Estratégico para Transformação de uma Grande/Media Organização com vista a adoção de Ferramentas G Suite"
  • A nota para aprovação no Teste final é de 9,5 valores.

Conteúdo

  • Introdução - O conhecimento e a importância da colaboração no processo de tomada de decisão:
    • Visão das várias ofertas de mercado
  • As ferramentas de produtividade pessoal on-premises e as novas ferramentas colaborativas digitais:
    • Análise comparativa, benefícios e impactos
    • Casos de Estudo de Clientes
  • Ferramentas Colaborativas Google G Suite:
    • Comunicação - Gmail / Calendar / Meet / canais Youtube
    • Produção e partilha de conteúdos - Google Docs + Formulários Digitais
    • Gestão e rastreabilidade da informação
  • Exploração e Aplicação das ferramentas Google G Suite em modelos de trabalho individual ou em grupo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: