Digital Enterprise Management Project Cases
Objetivos
No final deste módulo, os alunos devem ser capazes de: - Aplicar em contexto prático, com um projeto de simulação com uma empresa, todos os conceitos aprendidos nos restantes módulos obrigatórios da pós-graduação.
Caracterização geral
Código
400044
Créditos
7.5
Professor responsável
Jorge Manuel Carrola Rodrigues
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Uhl, Axel; Gollenia, Lars Alexander; A handbook of business transformation management methodology, 2012. ISBN 978-1-4094-4980-5
Westerman, George; Bonnet, Didier; McAFee, Andrew; Leading Digital, turning technology into business transformation, HBR Press, 2014
Oswald, Gerhard; Kleinmeier, Michael; Shaping the Digital Transformation, Springer. 2017. ISBN 978-3-319-40966-5
Geyer, Fred; Niessing, Joerg; The definitive guide to B2B Digital Transformation. 2020. ISBN 978-1-7342969-0-7
Método de ensino
- Aulas de trabalho prático por equipas que simulam consultores para a equipa de gestão de uma empresa em transformação digital;
- Coaching por parte de Docentes dos módulos obrigatórios da Pós-Graduação.
Método de avaliação
- Dois (2) casos de estudo, com a entrega de um Documento/Relatório e Apresentação, valorizado cada um dos casos de estudo a 15%;
- Projeto com Proposta final e apresentação, para a transformação digital, organizacional e de sistemas de informação da empresa, valorizada a 70%;
- Sendo uma disciplina de Projecto e Casos de Estudo, não tem Exame ou época de recurso.
Conteúdo
1. Caso de Estudo da Empresa A
2. Caso de Estudo da Empresa B
3. Apresentação do Projeto Global - Situação actual da empresa C relativamente à organização e sistemas de informação;
4. Simulações com entrevistas a diversos gestores da empresa, relativamente à situação actual, desafios, tendências e oportunidades de mercado, clima organizacional e estado de preparação para a transformação;
5. Apresentação e discussão da aproximação metodológica para a análise e elaboração de soluções [ projecto de transformação do negócio facilitada pela digitalização ];
6. Preparação, por parte da equipa, da apresentação e do documento de proposta estratégica para a transformação digital da empresa;
7. Preparação da proposta final e apresentação, para a transformação organizacional e de sistemas de informação da empresa.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: