Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações

Objetivos

n.a.

Caracterização geral

Código

200124

Créditos

7.5

Professor responsável

Rui Pedro de Sousa Pereira Monteiro Julião

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

UA1. Da Computação Tecnocêntrica à Computação Socio-Técnica

  1. O imperativo tecnológico e o fetichismo do produto
  2. Do empurrar da tecnologia para o puxar da procura
  3. Cientistas da computação ou especialistas de informação?

UA2. Os Sistemas de Informação (SI) nas Organizações

  1. Os benefícios genéricos dos SI
  2. Os papéis dos SI nas organizações
  3. Desenvolvendo uma Estratégia de Informação
  4. Ferramentas de pensamento estratégico

UA3. Metodologias de Desenvolvimento de SIG

  1. O que é uma metodologia de desenvolvimento de SI?
  2. Uma metodologia de desenvolvimento de SIG composta
  3. Crítica da metodologia
  4. Metodologias alternativas
  5. Como escolher uma metodologia
  6. Abordagem Soft Systems

UA4. Organizações, Pessoas, SIG e Infra-estruturas de Dados Espaciais (SDI)

  1. Impacto das culturas empresariais na implementação dos SIG
  2. O impacto das pessoas nos projectos SIG
  3. O impacto dos SIG nas organizações e nas pessoas
  4. SDI

Bibliografia

CAMPBELL H. and MASSER I., (1995), GIS in Organisations: How effective are GIS in practice? London:
Taylor and Francis
GRIMSHAW D.J., (1994), Bringing Geographical Information Systems into Business. London: Longman
LONGLEY, P. A., GOODCHILD, M. F., MAGUIRE, D., & RHIND, D. W. (2010). Geographic Information
Systems and Science (3 ed.). Chichester: John Wiley &Sons.
TOMLINSON, Roger (2005) Thinking About GIS: Geographic Information System Planning for Managers,
ESRI Press, Redlands
Material de referência da disciplina disponibilizado na plataforma / Reference material of classes available
through the platform

Método de ensino

Test (20%)
Practical work (80%)

Método de avaliação

Português
Inglês

Conteúdo

A unidade curricular baseia-se em materiais de leitura e aulas síncronas na plataforma de e-learning