Cibersegurança

Objetivos

Not applicable

Caracterização geral

Código

200135

Créditos

7.5

Professor responsável

João Francisco Ribeiro da Silva Martins

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

1.    O que é a dimensão Ciber? Introdução da Defesa, Segurança, Operações e 'Governance'
2.    Ameaças Ciber às Organizações - Sistemas (incluso 'Internet das Coisas'), Pessoas & 'Governance'
3.     Ameaças comuns na Cibersegurança
    3.1. Exploração de 'Backdoors'
    3.2. Denial-of-Service attacks
    3.3. Modificação de Equipamentos
    3.4. Manipulação de Privilégios/Autorizações de Acesso
    3.5. 'Phishing'
    3.6. 'Clickjacking'
    3.7. Engenharia social & 'hacking': 'eavesdropping', 'spoofing' e ataques de acesso directo
4.    Contramedidas e o impacto de brechas de segurança
5.    'Cyber Governance' 101
    5.1. Políticas
    5.2. Processo(s)
6. Cibersegurança através do desenho, arquitectura, medidas e cultura
7. Resposta a brechas e gestão de crises

Bibliografia

Franke, Don (2016). Cyber Security Basics: Protect your organization by applying the fundamentals, 1st ed, CreateSpace Independent Publishing Platform. ISBN-13: 978-1522952190.
Vacca, John R. (2013). Cyber Security and IT Infrastructure Protection, 1st Edition, Syngress. ISBN-13: 978-0124166813 .
Trim, Peter;  Lee, Yang-Im (2014). Cyber Security Management: A Governance, Risk and Compliance Framework. Routledge. ISBN-13: 978-1472432094.

Método de ensino

The teaching method is based on the following procedures:
1) oral expositions by the Professor utilizing several teaching and academic tools with an emphasis on interactive learning;
2) Practical exercise in the format of a simulation;
3) Multiple choice & written examination

Método de avaliação

Inglês/Português

Conteúdo

Os objectivos de aprendizagem desta unidade/módulo curricular requerem que os alunos compreendam não só o conteúdo mas que consigam igualmente reformulá-lo e contextualizar a sua aprendizagem mediante diversos cenários e ambientes, conseguindo comunicar o conteúdo apreendido e necessário de forma eficaz. Assim, testamos os métodos de aprendizagem e compreensão conceptual tradicionais utilizando exames escritos, mas alargamos as metodologias através de sessões interactivas assim como de exercícios práticos, de forma a cimentar uma compreensão mais profunda e versátil dos princípios fundacionais da área leccionada.