Geospatial Intelligence

Objetivos


Specific GeoINT certification prerequisites

  • GIS software knowledge.

Specific GeoINT certification requisites

  • C&SIG;

  • GIS Modelling;

  • Remote Sensing;

  • Geospatial Intelligence.


  •  

Caracterização geral

Código

200140

Créditos

7.5

Professor responsável

Marco Octávio Trindade Painho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  1. Contexto da Geoespacial Intelligence (GEOINT);

  2. Fundamentos da GEOINT;

  3. Análise em GEOINT;

  4. Comunicação e produtos de GEOINT;

  5. Tecnologias e técnicas de GEOINT emergentes.

Bibliografia

Heuer, R.J. (1999) Psychology of Intelligence Analysis. Washington, D.C., Center for the Study of Intelligence (available https://www.cia.gov/library/center-for-the-study-of-intelligence/csi-publications/books-and-monographs/psychology-of-intelligence-analysis/)
; Lowenthal, M.M. (2015) Intelligence: From Secrets to Policy (6th Edition). Washington, DC, CQ Press
; NGA (National Geospatial-Intelligence Agency, Office of Geospatial-Intelligence Management (2006) National System for Geospatial Intelligence: Geospatial Intelligence (GEOINT) Basic Doctrine. Washington, DC, National Geospatial-Intelligence Agency Publication No. 1-0 (available at https://www.fas.org/irp/agency/nga/doctrine.pdf)
; NRC (National Research Council) (2007) Successful Response Starts with a Map: Improving Geospatial Support for Disaster Management. Washington, DC, National Academies Press (available at http://www.nap.edu/download.php?record_id=11793)
; Tuathail, G.O., Dalby, S., and Routledge, P. (2003). The Geopolitics Reader (2nd Edition). London, Routledge (available at http://frenndw.files.wordpress.com/2011/03/geopolthe-geopolitics-reader.pdf)

Método de ensino

  • Online Test (20%)
  • Project (80%): the problem has to be defined by the students.

Método de avaliação

N/A

Conteúdo

  • Componente E-Learning:
            - Ferramentas síncronas - Sessões síncronas - Professor/Turma; Sessões de videoconferência - Professor/Aluno; Testes de autoavaliação; Exame Final.
            - Ferramentas assíncronas - Fórum de discussão. Acesso a conteúdos da Plataforma.
  • Componente presencial (que poderá ser substituído por videoconferência):
            - Apresentação e discussão do Projeto Final