Teoria e Métodos de Amostragem
Objetivos
Previous knowledge
- Perfect knowledge of general statistics
- descriptive statistics
- inductive statistics;
- Perfect conceptual master of specific concepts like
- Random Variable
- Distribution
- Parameters
- Estimator
- Estimate
- Estimators¿ properties
- Confidence intervals
- Hypothesis testing
- Central limit Theorem
Caracterização geral
Código
200184
Créditos
7.5
Professor responsável
José António de Almeida Pinheiro
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Ver versão EN
Bibliografia
· William G. Cochran (1977) Sampling Techniques, 3-rd Ed. New York: Wiley, ISBN 0-471-16240-X
· Carl-Erik Särndal, Bengt Swensson, Jan Wretman (1992) Model Assisted Survey Sampling. New York: Springer Verlag, ISBN 0-387-97528-4
· Carl-Erik Särndal, Sixten Lundström (2005) Estimation in Surveys with Nonresponse. Chichester: Wiley, ISBN 0-470-01133-5
· · Pedro Simões Coelho, José António Pinheiro, Patrícia Xufre e Luís Nobre Pereira (2016) As Sondagens Princípios, Metodologias e Aplicações, Escolar Editora, ISBN, 9789725925140
Método de ensino
Midterm test 25%
Final exam 60%
Group works 15%
3 The weights are the same for both exams.
Método de avaliação
English
Conteúdo
Ver versão EN
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais