Liderança e Gestão de Pessoas

Objetivos

Not applicable.

Caracterização geral

Código

400023

Créditos

6.0

Professor responsável

Gustavo Coimbrão Higgs Madeira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Introdução ao Programa (...o que precisamos entender, quando falamos de Liderança?)

I - MOTIVAÇÃO
O que é a motivação
Teorias da motivação
Clima Organizacional

II- COMUNICAÇÂO
O que é a comunicação
A importancia da comunicação no contexto organizacional
Saber ouvir para liderar e a importancia da escuta activa

III- INTELIGENCIA EMOCIONAL (IE) 
Conceito de IE e outro tipo de intelçigências
Quociente de inteligência (QI) e Quociente Emocional (QE)
Conhecer-se a si próprio. As 5 componentes da IE
Como desenvolver a IE?
Emoções e controlo emocional

IV- LIDERANÇA
Líder e Liderança
Estilos e teorias sobre Liderança
A importância de de algumas competencias em Liderança
A liderança e gestão de equipas
A importancia do contexto em Liderança

V- CULTURA ORAGANIZACIONAL
Culturas organizacionais (Edgar Schein)
Compreender e interpretar a cultura
Gestão de RH vs. Cultura organizacional

VI- COACHING
O que é o coaching e quais os seus objectivos?
Tipos de coaching e seus intevenientes (Coachee e Coach)
Beneficioas do coaching ao nível pessoal e das organizações

Bibliografia

Bernard M. Bass and Ronald E. Riggio - Second Edition - Transformational Leadership ¿ Psychology Press ; Jo Owen ¿ How to Lead - 3ª Edição 2011; Arménio Rego, Miguel Pina e Cunha ¿ (2007) A Essência da Liderança. Mudança X Resultados X Integridade, RH Editora; John C. Maxwell ¿ 1ª edição em Português (2012) ¿ As 17 Qualidades do Trabalho em Equipa. Edições Associação Editorial Nexo Literário; Daniel Golman, R.Boayatzis e Annie Mckee ¿ (2002) Os novos Lideres: a Inteligência emocional nas Organizações. Edições Gradiva ?Mario Alonso Puig ¿ (2011 Março) ¿ REINVENTAR-SE A sua Oportunidade. A esfera dos Livros, Editora. ?Edgar H. Schein ¿ HELPING ¿ How to Offer, Give and Receive Help ?Geert Hofstede ¿ (1991) Culturas Organizacionais. Compreender a nossa programação mental. Edições Sílabo ?Geert Hofstede, Gert Jan Hofested, Michael Minkov (2010) ¿ Cultures and Organizations, Software of the Mind. ?Michael Minkov ¿ (2011) ¿ Cultural Diferences in a Globaling World (Emerald)

Método de ensino

Individual and qualitative evaluation of the participants regarding the evolution perceived in terms of program content, participation in sessions, tests and exam. 

  • Every 3 classes, each student performs Individual registration (poor; regular; above average) about your level of interventions/interactions taken during the classes and from reading articles requested as home work;
  • Written test 50%: (20 questions; true or false). (The date will be announced on due time)
  • Final exam 50%, first season: (dates will be announced on due time)

Student’s, who do not have done the test, are assessed through the final Exam, either done at first or second season, will be equivalent to 100%.

Students who miss the 1st season they have a 2nd season opportunity. Second season will be valued, in all circumstances, at 100%  

Student's who want to improve the average score endnote, shoul sign up for the final exam (2nd. Season)

Método de avaliação

Português/Inglês

Conteúdo

A metodologia a adoptar será tendencialmente prática, através de métodos activos (estudo de caso, exercícios práticos e debate) com exploração da experiência e expectativas dos alunos, prevendo-se também breves momentos de exposição oral, para introdução e consolidação da informação.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: