Liderança e Gestão de Pessoas
Objetivos
Not applicable.
Caracterização geral
Código
400023
Créditos
6.0
Professor responsável
Gustavo Coimbrão Higgs Madeira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Introdução ao Programa (...o que precisamos entender, quando falamos de Liderança?)
I - MOTIVAÇÃO
O que é a motivação
Teorias da motivação
Clima Organizacional
II- COMUNICAÇÂO
O que é a comunicação
A importancia da comunicação no contexto organizacional
Saber ouvir para liderar e a importancia da escuta activa
III- INTELIGENCIA EMOCIONAL (IE)
Conceito de IE e outro tipo de intelçigências
Quociente de inteligência (QI) e Quociente Emocional (QE)
Conhecer-se a si próprio. As 5 componentes da IE
Como desenvolver a IE?
Emoções e controlo emocional
IV- LIDERANÇA
Líder e Liderança
Estilos e teorias sobre Liderança
A importância de de algumas competencias em Liderança
A liderança e gestão de equipas
A importancia do contexto em Liderança
V- CULTURA ORAGANIZACIONAL
Culturas organizacionais (Edgar Schein)
Compreender e interpretar a cultura
Gestão de RH vs. Cultura organizacional
VI- COACHING
O que é o coaching e quais os seus objectivos?
Tipos de coaching e seus intevenientes (Coachee e Coach)
Beneficioas do coaching ao nível pessoal e das organizações
Bibliografia
Bernard M. Bass and Ronald E. Riggio - Second Edition - Transformational Leadership ¿ Psychology Press ; Jo Owen ¿ How to Lead - 3ª Edição 2011; Arménio Rego, Miguel Pina e Cunha ¿ (2007) A Essência da Liderança. Mudança X Resultados X Integridade, RH Editora; John C. Maxwell ¿ 1ª edição em Português (2012) ¿ As 17 Qualidades do Trabalho em Equipa. Edições Associação Editorial Nexo Literário; Daniel Golman, R.Boayatzis e Annie Mckee ¿ (2002) Os novos Lideres: a Inteligência emocional nas Organizações. Edições Gradiva ?Mario Alonso Puig ¿ (2011 Março) ¿ REINVENTAR-SE A sua Oportunidade. A esfera dos Livros, Editora. ?Edgar H. Schein ¿ HELPING ¿ How to Offer, Give and Receive Help ?Geert Hofstede ¿ (1991) Culturas Organizacionais. Compreender a nossa programação mental. Edições Sílabo ?Geert Hofstede, Gert Jan Hofested, Michael Minkov (2010) ¿ Cultures and Organizations, Software of the Mind. ?Michael Minkov ¿ (2011) ¿ Cultural Diferences in a Globaling World (Emerald)
Método de ensino
Individual and qualitative evaluation of the participants regarding the evolution perceived in terms of program content, participation in sessions, tests and exam.
- Every 3 classes, each student performs Individual registration (poor; regular; above average) about your level of interventions/interactions taken during the classes and from reading articles requested as home work;
- Written test 50%: (20 questions; true or false). (The date will be announced on due time)
- Final exam 50%, first season: (dates will be announced on due time)
Student’s, who do not have done the test, are assessed through the final Exam, either done at first or second season, will be equivalent to 100%.
Students who miss the 1st season they have a 2nd season opportunity. Second season will be valued, in all circumstances, at 100%
Student's who want to improve the average score endnote, shoul sign up for the final exam (2nd. Season)
Método de avaliação
Português/Inglês
Conteúdo
A metodologia a adoptar será tendencialmente prática, através de métodos activos (estudo de caso, exercícios práticos e debate) com exploração da experiência e expectativas dos alunos, prevendo-se também breves momentos de exposição oral, para introdução e consolidação da informação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Sistemas Estatísticos com Especialização em Estatísticas de Bancos Centrais
- Pós-Graduação em Sistemas Estatísticos com Especialização em Estatísticas Oficiais