Teoria de Adoção e Impacto das Tecnologias

Objectivos

N.A.

Caracterização geral

Código

300027

Créditos

7.5

Professor responsável

Tiago André Gonçalves Félix de Oliveira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  1. Introdução à Adoção e Impacto das Tecnologias
  2. Modelos de Adoção a Nível Individual
    1. Theory of reasoned action (TRA)
    2.  Technology acceptance model (TAM)
    3.  Theory of planned behavior (TPB)
    4.  Integrated TAM and TPB
    5.  Motivation model
    6.  PC utilization model
    7.  Diffusion of innovation theory (DOI)
    8.  Social cognitive theory
    9.  Unified theory of acceptance and use of technology (UTAUT)
    10.  UTAUT2
  3. Modelos de Adoção a Nível Empresarial
    1. Introdução
    2. Diffusion of innovations theory (DOI)
    3. Technology, organization, and environment (TOE) framework)
    4. Literatura empírica do enquadramento TOE
    5. Exercícios
  4. Modelos de Valor a Nível Individual e Empresarial
    1. Introdução
    2. Ttask-technology ¿t (TTF)
    3. IS Success Model
    4. Resource base view (RBV)
    5. Dynamic capabilities
  5. Visão Geral dos Estádios de Adoção (iniciação, adoção, uso e continuação de uso)
  6. Desenvolvimento de Novos Modelos Conceptuais

Bibliografia

DeLone, W. H., & McLean, E. R. (1992). Information systems success: The quest for the dependent variable. Information Systems Research, 3(1), 60-95.

Delone, W. H., & McLean, E. R. (2003). The DeLone and McLean model of information systems success: a ten-year update. Journal of Management Information Systems, 19(4), 9-30.

Oliveira, T., & Martins, M. F. (2011). Literature review of information technology adoption models at firm level. The Electronic Journal Information Systems Evaluation, 14(1), 110-121.

Oliveira, T., Thomas, M., & Espadanal, M. (2014). Assessing the determinants of cloud computing adoption: An analysis of the manufacturing and services sectors. Information & Management51(5), 497-510.

Rogers, E. M. (2003). Diffusion of Innovations (Fifth Edition ed.). New York: Free Press.

Zhu, K., & Kraemer, K. L. (2005). Post-adoption variations in usage and value of e-business by organizations: Cross-country evidence from the retail industry. Information Systems Research, 16(1), 61-84.

Tornatzky, L., & Fleischer, M. (1990). The Processes of Technological Innovation. Lexington, MA: Lexington Books.

Venkatesh, V. (2011). Road to success: A guide for doctoral students and junior faculty members in the behavioral and social sciences. Dog Ear Publishing.

Venkatesh, V., Thong, J. Y., & Xu, X. (2012). Consumer acceptance and use of information technology: Extending the unified theory of acceptance and use of technology. MIS quarterly, 157-178.

Venkatesh, V., Thong, J. Y., & Xu, X. (2016). Unified theory of acceptance and use of technology: A synthesis and the road ahead. Journal of the Association for Information Systems, 17(5), 328-376.

Método de ensino

The evaluation has the following components:

- Presentation of the works in the classroom;

- Programmatic interventions of criticism to the works of colleagues;

- Participation throughout the classes;

- Elaboration of a final document for publication.

Método de avaliação

English

Conteúdo

Nesta UC irá ser utilizada uma abordagem mista com sessões de apresentação dos conteúdos programáticos pelo Professor, apresentações realizadas pelos estudantes e discussão crítica e construtiva destas apresentações. Irão ser também convidados, sempre que possível, Académicos de referência Internacional e/ou antigos alunos que tenham obtido publicações relevantes em jornais de referência, com o intuito de partilharem a sua experiência no processo de publicação, assim como, motivar os estudantes a alcançarem o objetivo da publicação.

 

A avaliação tem as seguintes componentes:

- Apresentação dos trabalhos na sala de aulas;

- Intervenções programadas de crítica aos trabalhos de colegas;

- Participação ao longo das aulas;

- Elaboração de um documento final para publicação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: