Web Marketing e Comércio Electrónico

Objectivos

Not apply.

Caracterização geral

Código

100105

Créditos

4.0

Professor responsável

Tiago André Gonçalves Félix de Oliveira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

1. Visão geral do comércio electrónico
1.1.    Definição de comércio electrónico (CE) e descrição das suas categorias
1.2.    Descrever e discutir o conteúdo e abrangência de CE
1.3.    Descrever os principais tipos de transacções de CE
1.4.    Discutir o e-commerce 2.0
1.5.    Compreender os elementos do mundo digital
1.6.    Descrever os determinantes de CE relativamente a pressões de negócio e respostas organizacionais
1.7.    Descrever alguns modelos de negócio de CE
1.8.    Descrever os benefícios e as limitações do CE para as organizações, para os consumidores e para a sociedade

2. E-marketplaces: visão geral dos mecanismos de comércio electrónico
2.1. Descrever as principais actividades de CE e os processos e os mecanismos que lhes dão suporte
2.2. Definir e-marketplaces e as suas componentes
2.3. Descrever os principais tipos de mercados electrónicos e suas características
2.4. Descrever catálogos electrónicos, motores de busca, e shopping carts
2.5. Descrever os principais tipos de leilões e as suas características
2.6. Discutir os benefícios, limitações e impactos dos leilões
2.7. Descrever troca e negociação on-line
2.8. Principais ferramentas da Web 2.0 e sua utilização no CE
2.9. Compreender os mundos virtuais e seu uso no CE
2.10. Discutir a concorrência/competição na economia digital
2.11. Descrever o impacto do e-marketplaces sobre as organizações, a intermediação, e as indústrias
 
3. Retalho no comércio electrónico: produtos e serviços
3.1. Descrever retalho electrónico (e-tailing) e as suas características
3.2. Definir e descrever os principais modelos de negócios de e-tailing
3.3. Descrever como viagens online e serviços de turismo operam e o seu impacto sobre a indústria
3.4. Discutir o mercado de emprego online, incluindo os seus participantes, os benefícios e limitações
3.5. Descrever serviços imobiliários online
3.6. Discutir serviços online de transacções
3.7. Discutir o cyberbanking online
3.8. Descrever a entrega de mantimentos e produtos/serviços similares
3.9. Descrever o prazo de entrega de produtos digitais e entretenimento online
3.10. Discutir as várias ajudas online dos consumidores, incluindo os auxílios de comparação de compras
3.11. Descrever desintermediação e outras questões estratégicas B2C

4. O comportamento do consumidor, marketing na internet e publicidade
4.1. Descrever os factores que influenciam o comportamento do consumidor online
4.2. Compreender o processo de tomada de decisão do consumidor em compra online
4.3. Descrever a segmentação e como as empresas construem o relacionamento one-to-one com clientes
4.4. Explicar como o comportamento do consumidor pode ser analisado para a criação de serviços personalizados
4.5. Discutir as questões de lealdade e confiança no CE
4.6. Descrever a pesquisa de mercado no consumidor no CE
4.7. Descrever os objectivos da publicidade na Web e as suas características
4.8.

Bibliografia

Turban, E., D. King, J. Lee, T.-P. Liang et al. (2010) Electronic Commerce 2010: A Managerial Perspective. Boston: Prentice Hall.; Rita, P. and C. Oliveira (2006) Marketing Electrónico. Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), Porto.; Oliveira and Martins (2010) Understanding e-business adoption across industries in European countries. Industrial Management & Data Systems, 110(9), 1337-1354.; Vicente, M. R. and A. J. Lopez "A Multidimensional Analysis of the Disability Digital Divide: Some Evidence for Internet Use," Information Society (26) 1, pp. 48-64.; Varadarajan, P. R. and M. S. Yadav (2002) "Mar

Método de ensino

Evaluation
 
1st Period – Participation in the class and presence (5%), three presentations of EC application cases per group (40%), one presentation per group of a scientific paper (20%), and exam (35%).
2nd Period – three presentations of EC application cases per group (40%), one presentation per group of a scientific paper (20%), and exam (40%).
 
EC application cases – In-chapter cases highlight real-world problems encountered by organizations as they develop and implement EC. Questions follow each case to help direct students’ attention to the implications of the case material. Each group (three or four people) will make three presentations (15 minutes per presentation). The group chooses three cases from the EC application cases table. Each case can only be presented once.
 
Scientific paper – We provide a set of scientific papers and each group of students chooses one paper to analyze and make a presentation (15 minutes). The aim of this work is to develop research skills to prepare students to start research.
           
On the day of 1st period exam each group has to give me the final version of their presentations by e-mail and paper (all four presentations).

Método de avaliação

N/A

Conteúdo

Aulas teóricas, complementadas por aplicações práticas, casos de estudo e simulações. Quatro trabalhos de grupo permitirá uma aplicação prática dos conceitos e técnicas estudadas na disciplina.