Geospatial Analytics

Objectivos

Os sistemas de informação geográfica (SIG) permitem ao utilizador analisar e partilhar informação de modo a explorar o princípio fundamental da geografia, a localização. Os SIG são utilizados para diversas finalidades, como prever ocorrências, otimizar rotas ou encontrar o melhor local de acordo com um conjunto de critérios. Com os SIG é possível descrever o quê, explorar onde, e explicar o porquê / como,  o que permite tomar melhores decisões em contextos da vida real.

Os SIG online estão se a desenvolver de uma forma bastante interessante, tornando-se mais robustos e capacitados de recursos valiosos. A informação geográfica pode ser apresentada e analisadas por meio de um conjunto de aplicações que podem ser alimentados com informações em tempo real. O significado de lugar e informação geográfica tem um valor societal importante no desenvolvimento de um mundo sustentável e conectado.

Nesta UC, vamos explorar tópicos avançados em SIG, como a modelação espacial ou a análise de rede. Iremos aprender a criar geo-apps para analisar, visualizar e partilhar informação geográfica. Padrões e tendências espácio-temporais serão também explorados. Os alunos irão aprender a desenvolver modelos geoespaciais e criar geo-apps online. Os alunos compreenderão também as relações espaciais de lugares e fenómenos geográficos com base em métodos geoestatísticos.


No final desta unidade curricular espera-se que os alunos desenvolvam competências práticas em SIG, sendo capazes de implementar um modelo geoespacial analítico e criar a sua própria geo-app. Como objetivo central, os alunos devem ser capazes de usar os SIG de acordo com os seus próprios interesses e finalidades.

Caracterização geral

Código

100148

Créditos

4.0

Professor responsável

João Diogo David Dias Costa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

None

Bibliografia

- Mitchell, 2020, The ESRI Guide to GIS Analysis: Volume 2: Spatial Measurements & Statistics, Environmental Systems Research Institute, Inc., Redland California, 250p, ISBN: 9781589486089

 

- Fu, 2020, Getting to Know Web GIS, fourth edition, Environmental Systems Research Institute, Inc., Redland California, 504p, ISBN: 9781589485938

 

- Law and Collins, 2019, Getting to Know ArcGIS Pro, second edition, ESRI Press, Redlands California, 512p, ISBN: 9781589485372

 

- Smith et al., 2018, Geospatial analysis: a comprehensive guide to principles, techniques and software tools, Drumlin Security Ltd, 618p, ISBN: 1912556049

 

- Longley et al., 2015, Geographic Information Science and Systems, fourth edition, Wiley, 496p, ISBN: 9781118676950

Método de ensino

The curricular unit is based on theoretical-practical lessons, which include presentation of concepts and methodologies, solving examples, discussion and interpretation of results. The practical component allows for solving exercises, clarifying doubts and supporting projects. The practical component will be taught using GIS in a desktop software (ESRI ArcGIS Pro). ArcGIS online will be explored in the Cloud.

 

Método de avaliação

1st call: 1 test (40%) and project (60%)

2nd call: exam (50%) and project (50%)

Conteúdo

The curricular unit (CU) is organized in 6 Learning Units (LU):

LU1 - Distribution of spatial data

LU2 - Analysis of relationships and spatial patterns

LU3 - Location and path analysis

LU4-  Spatio-temporal analysis

LU5 - Predictive methods

LU6 - WebGIS