Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
Objetivos educativos
O Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação, está classificado como o melhor Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação em Portugal e o 2º melhor da Europa Ocidental pela Eduniversal – agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.
A especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação promove a reflexão estratégica sobre o papel da gestão do conhecimento e dos sistemas de informação na criação de valor acrescentado e vantagens competitivas num ambiente concorrencial cada vez mais exigente.
Dirige-se a todos aqueles que assumem funções e/ou responsabilidades na área dos Sistemas de Informação. Os gestores e técnicos que exercem funções nas áreas de Gestão da Organização e Informática, na Coordenação de Projectos de Sistemas de Informação, no Desenvolvimento de Sistemas de Informação, na Gestão da Informação, na Auditoria Informática, na Qualidade dos Sistemas de Informação ou na Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação são, entre outros, alguns dos destinatários deste mestrado.
O regime pós-laboral está particularmente vocacionado a profissionais que pretendem compatibilizar a frequência do mestrado com a sua atividade profissional.
O curso tem como objectivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:
- Desenvolver estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de conhecimento e sistemas de informação;
- Analisar os contextos organizacionais e a sua importância para o estabelecimento de metodologias inovadoras baseadas nos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos;
- Dominar os processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, a organização e o acesso à informação no contexto das organizações;
- Utilizar a informação enquanto activo fundamental da organização e da sua utilização para a redução dos níveis de incerteza associados à decisão;
- Conceber e desenvolver sistemas e tecnologias de informação que supram as necessidades de informação das organizações.
Candidaturas - ano letivo 2020/2021
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, de 16 de junho a 16 de julho. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.
Caracterização geral
Código DGES
94341
Ciclo
Área de especialização
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso ao Doutoramento.
Coordenador
Data de abertura
Setembro 2020
Número máximo de admissões
Propinas
6.100€
Horários
Pós-Laboral
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Para a conclusão da parte escolar é necessária a obtenção de um mínimo de 60 ECTS. A parte curricular do curso decorre durante dois semestres e corresponde ao diploma de pós-graduação na respectiva especialização.
A obtenção do grau de Mestre em Gestão de Informação, com especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação, implica a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projecto, originais e especialmente realizados para esse fim, ou um estágio de natureza profissional, objecto de relatório final, realizados durante o terceiro semestre do curso, a que correspondem 35 unidades de crédito adicionais.
Este percurso é um perfil de
Mestrado em Gestão de Informação
Condições de acesso
Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2020); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.
Regras de avaliação
Estrutura
2º ano - semestre Primavera | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
200045 | Relatório de Estágio | 35.0 |