Remote Sensing

Objetivos

The curricular unit targets the fundamentals of remote sensing, the main Earth Observation satellite and satellite image processing methods. The final goal is that the student after completion of the unit will be able, in an autonomous way, to design and implement a project to produce information (e.g. thematic cartography) based on satellite images and classification algorithms.

Caracterização geral

Código

200115

Créditos

7.5

Professor responsável

Mário Sílvio Rochinha de Andrade Caetano

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

There are no specific course prerequisites.

Bibliografia

Caetano, M., and H. Costa, 2019. Remote Sensing Practicals, [e-book].

Jensen, J.R., 2016. Introductory Digital Image Processing: a Remote Sensing Perspective, 4a Ed. Glenview : Pearson https://ebookcentral.proquest.com/lib/novaims/detail.action?docID=5831484

CCRS, Canadian Centre for Remote Sensing, 2007. Fundamentals of Remote Sensing , [Online].

Jensen, J.R., 2013. Remote sensing of the environment: an earth resource perspective, 2a Edic¿a¿o. NewJersey: Prentice Hall.

Método de ensino

As aulas têm uma componente teórica e uma prática. Nas aulas teóricas o docente faz uso de slides para ilustração dos fundamentos teóricos. A componente prática consiste na utilização pelo aluno de um software de processamento de imagens de satélite para construção de um mapa temático a partir da exploração de padrões espectrais e/ou temporais de imagens de satélite.  A unidade curricular inclui ainda seminários para discussão dos benefícios socioeconómicos da detecção remota por satélite.

Método de avaliação

O docente numa das primeiras aulas discutira¿ com os alunos o me¿todo de avaliac¿a¿o para definir o que sera¿ aplicado nesta disciplina. Como ponto de partida para a discussa¿o propo¿e-se:

·       Teste - 20%.

·       Projeto Prático - 30%. Trabalho de grupo para resolução de um problema real com base em imagens de satélite e software de processamento de imagem selecionados pelo grupo. O problema deve ser também definido pelo grupo. (Apresentação e relatório).

·       Ensaio teórico A - 30%. Trabalho de grupo sobre as tendências de investigação e desenvolvimento em classificação de imagens de satélite para produção de cartografia temática, com base em artigos científicos com revisão por pares. (Apresentação e relatório).;

·       Ensaio teórico  B - 20% - Trabalho individual com uma análise dos benefícios socioeconómicos da utilização de imagens de satélite em determinada área temática. O tema do trabalho deve ser selecionado de uma lista facultada pelo docente (Apresentação, sem relatório)

Datas:

·       Teste: 1 de outubro

·       Ensaio A: 13 outubro

·       Projeto prático: 20 outubro

·       Ensaio B:  22 de outubro

 

Regras:

·       Nota mínima em cada componente: 8

·       Projetos não entregues na data definida serão penalizados (1 ponto por dia, até 7 pontos)

 

Na primeira aula os alunos acordaram que as componentes acima referidas teriam os seguintes pesos para a nota final:

  • Teste: 20%
  • Ensaio A: 25%
  • Projeto Prático: 35%
  • Ensaio B: 20%

Conteúdo

A Unidade Curricular tem as seguintes Unidades de Aprendizagem (UA):

UA 1 Introdução à deteção remota e à unidade curricular

UA 2 Fundamentos da deteção remota

UA 3 Satélites e sensores de observação da Terra

UA 4 Análise exploratória de imagens de satélite

UA 5 Pré-processamento de imagens

UA 6 Transformação de bandas

UA 7 Extração de informação de imagens de satélite

UA 8 Análise do erro em mapas temáticos

UA 9 Análise multitemporal de imagens de satélite

UA 10 Aplicações da deteção remota com benefícios socioeconómicos

UA 11 Exercícios práticos de processamento digital de imagens de satélite

UA 12 Resolução de problemas do mundo real com base em imagens de sat

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: