Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)

Objetivos educativos

O Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence, está classificado como o melhor Mestrado em Business Intelligence and Strategy do Mundo pela Eduniversal – agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

O curso tem por objectivo fornecer uma formação equilibrada entre duas áreas chave para a competitividade das organizações: a Gestão do Conhecimento e a Business Intelligence. Entre os potenciais destinatários desta pós-graduação destacamos aqueles que têm responsabilidades na área da Gestão do Conhecimento e da Business Intelligence, os gestores de Data warehouses, bem como os gestores e líderes que procuram aumentar o valor construído a partir das data warehouses das organizações onde desenvolvem a sua actividade. Este mestrado dirige-se também aos quadros técnicos e gestores que necessitam de trabalhar em conjunto para lançar iniciativas de BI.

O regime pós-laboral está particularmente vocacionado a profissionais que pretendem compatibilizar a frequência do mestrado com a sua atividade profissional.

O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Introduzir os princípios da Gestão do Conhecimento para a melhoria da eficiência e da eficácia organizacional com vista a promover a competitividade das organizações;

- Compreender o processo de Business Intelligence e o seu papel na criação de valor para o negócio;

- Utilizar aplicações analíticas de monitorização do desempenho das organizações e ferramentas de visualização;

- Compreender o objectivo e conhecer as principais técnicas de Data Mining e Análise Preditiva;

- Identificar os indicadores chave das aplicações analíticas em contexto empresarial. 

Caracterização geral

Código DGES

94342

Ciclo

Área de especialização

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Para a conclusão da parte escolar é necessária a obtenção de um mínimo de 60 ECTS. A parte curricular do curso decorre durante dois semestres e corresponde ao diploma de pós-graduação na respectiva especialização.

A obtenção do grau de Mestre em Gestão de Informação, com especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence, implica a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projecto, originais e especialmente realizados para esse fim, ou um estágio de natureza profissional, objecto de relatório final, realizados durante o terceiro semestre do curso, a que correspondem 35 unidades de crédito adicionais.

Coordenador

Data de abertura

Setembro 2020

Número máximo de admissões

Propinas

6.000€

Horários

Pós-Laboral

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a conclusão da parte curricular é necessária a obtenção de um mínimo de 60 ECTS. A parte curricular do curso decorre durante dois semestres e corresponde ao diploma de pós-graduação na respectiva especialização.

A obtenção do grau de Mestre em Gestão de Informação, com especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence, implica a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projecto, originais e especialmente realizados para esse fim, ou um estágio de natureza profissional, objecto de relatório final, realizados durante o terceiro semestre do curso, a que correspondem 35 unidades de crédito adicionais.

Este percurso é um perfil de

Mestrado em Gestão de Informação

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2020); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
200012 Business Intelligence I 7.5
200195 Desenvolvimento de Sistemas de Informação 4.0
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
200187 Estratégia e Inovação em Marketing 7.5
200197 Gestão de Marca 4.0
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200193 Gestão e Armazenamento de Dados 4.0
200196 Marketing Digital e Comércio Eletrónico 7.5
200086 Metodologias de Investigação 7.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200192 Privacidade de Dados, Segurança e Ética 4.0
Opções
200204 Análise de Redes Sociais 4.0
200191 Análise de Séries Temporais 4.0
200185 Análise Estatística 7.5
200186 Análise Multivariada Aplicada 7.5
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200201 Ciência dos Dados para Marketing 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200163 Desenho Experimental 4.0
200195 Desenvolvimento de Sistemas de Informação 4.0
400082 Digital Analytics 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
400021 Enterprise Cloud Mobility 7.5
200187 Estratégia e Inovação em Marketing 7.5
200056 Geographic Information Systems 7.5
200058 Geographic Information Systems Applications 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200197 Gestão de Marca 4.0
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200193 Gestão e Armazenamento de Dados 4.0
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200196 Marketing Digital e Comércio Eletrónico 7.5
200189 Métodos Analíticos Descritivos em Marketing 0.0
200088 Métodos de Previsão 3.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 6.0
200199 Pré-processamento de Dados 3.5
200192 Privacidade de Dados, Segurança e Ética 4.0
200115 Remote Sensing 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
200210 Arquiteturas de Sistemas de Informação 3.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 3.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 4.0
200188 Métodos Analíticos e Engenharia de Marketing 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200194 Transformação Digital 3.5
Opções
200198 Análise de Dados Discretos 4.0
200205 Análise de Variância 4.0
200203 Aprendizagem Automática em Marketing 7.5
200210 Arquiteturas de Sistemas de Informação 3.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200202 Big Data para Marketing 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 3.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200162 Data Visualization 7.5
400055 Enterprise Resource Management Systems 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 4.0
200217 Gestão de Projetos de Informação II 3.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
200188 Métodos Analíticos e Engenharia de Marketing 7.5
200190 Métodos Analíticos Preditivos em Marketing 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200200 Otimização de Motores de Pesquisa 4.0
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
400081 Social Media Analytics 7.5
200184 Teoria e Métodos de Amostragem 7.5
200168 Text Analytics 7.5
200194 Transformação Digital 3.5
2º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
200045 Relatório de Estágio 35.0