Business Process Management

Objetivos

Basic knowledge of management and information systems

Caracterização geral

Código

200014

Créditos

3.5

Professor responsável

Frederico Miguel Campos Cruz Ribeiro de Jesus

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

1.A perspectiva dos Processos de Negócios

a.Processos de negócio.

b.Introdução ao BPM

c.Factores de sucesso chave

d.Ciclo de vida

2.Disciplinas.BPM

a.Modeling @ Design Disciplines

   -.Introdução do BPMN 2.0

   - Introdução à ferramenta BPMN (Bizagi)

b.Analise

c.Performance Management

d.Transformação

e.Organização

f.Gestão de potofolio de Processos (EPM)

3.Processos e arquitetura de sistemas de informação
a. Competências organizacionais
b.Competências de processo versus organização
c.Arquiteturas de Processos
d.Especificação do processo
e.Arquiteturas
f. Alinhamento entre processos e IS
g- Sistemas Aplicacionais
4. Sistemas e Tecnologias BPM
a.Tecnologias para suportar modulação e análise
b.Tecnologias para apoiar a implementação
c.Tecnologias para apoiar decisões de gestão, negócios de medição de desempenho e atividades administrativas
d. Robotic Process Automation (RPA)

Bibliografia

  •  Hill, C. W. L. and G. R. Jones (2007). Strategic Management: An Integrated Approach. Boston, Houghton Mifflin.
  • Grant, R. M. (2008). Contemporary Strategy Analysis: Concepts, Techniques, Applications. Cambridge, MA, BlackwellPublishers.
  • BPMG (2005). In Search of BPM Excellence, Meghan-KifferPress.
  • Harmon, P. (2007). Business Process Change, Elsevier Ltd.
  • Jeston, J. and J. Nelis(2008). Business Process Management -Practical Guidelines to Successful Implementations, Elsevier Ltd.
  • Academic and professional sources.

Método de ensino

Evaluation: Theoretical test (50%) + Practical Work (50%).

Método de avaliação

English

Conteúdo

  • O ensino da disciplina tem por base aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas são constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria. As aulas teórico-práticas baseiam-se na análise, desenho e implementação dos conceitos teóricos, com recurso aos computadores e software de desenvolvimento instalado
  • Métodos de ensino
    • Ensino Expositivo e interrogativo: aulas e discussões.
    • Demonstrativo: tutoriais de ferramentas;

Activo, participativo: estudos de caso, participação em equipas de projecto, utilização de tecnologias e sistemas BPM.