Business Process Management
Objetivos
Basic knowledge of management and information systems
Caracterização geral
Código
200014
Créditos
3.5
Professor responsável
Frederico Miguel Campos Cruz Ribeiro de Jesus
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
1.A perspectiva dos Processos de Negócios
a.Processos de negócio.
b.Introdução ao BPM
c.Factores de sucesso chave
d.Ciclo de vida
2.Disciplinas.BPM
a.Modeling @ Design Disciplines
-.Introdução do BPMN 2.0
- Introdução à ferramenta BPMN (Bizagi)
b.Analise
c.Performance Management
d.Transformação
e.Organização
f.Gestão de potofolio de Processos (EPM)
3.Processos e arquitetura de sistemas de informação
a. Competências organizacionais
b.Competências de processo versus organização
c.Arquiteturas de Processos
d.Especificação do processo
e.Arquiteturas
f. Alinhamento entre processos e IS
g- Sistemas Aplicacionais
4. Sistemas e Tecnologias BPM
a.Tecnologias para suportar modulação e análise
b.Tecnologias para apoiar a implementação
c.Tecnologias para apoiar decisões de gestão, negócios de medição de desempenho e atividades administrativas
d. Robotic Process Automation (RPA)
Bibliografia
- Hill, C. W. L. and G. R. Jones (2007). Strategic Management: An Integrated Approach. Boston, Houghton Mifflin.
- Grant, R. M. (2008). Contemporary Strategy Analysis: Concepts, Techniques, Applications. Cambridge, MA, BlackwellPublishers.
- BPMG (2005). In Search of BPM Excellence, Meghan-KifferPress.
- Harmon, P. (2007). Business Process Change, Elsevier Ltd.
- Jeston, J. and J. Nelis(2008). Business Process Management -Practical Guidelines to Successful Implementations, Elsevier Ltd.
- Academic and professional sources.
Método de ensino
Evaluation: Theoretical test (50%) + Practical Work (50%).
Método de avaliação
English
Conteúdo
- O ensino da disciplina tem por base aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas são constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria. As aulas teórico-práticas baseiam-se na análise, desenho e implementação dos conceitos teóricos, com recurso aos computadores e software de desenvolvimento instalado
- Métodos de ensino
- Ensino Expositivo e interrogativo: aulas e discussões.
- Demonstrativo: tutoriais de ferramentas;
Activo, participativo: estudos de caso, participação em equipas de projecto, utilização de tecnologias e sistemas BPM.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Business Analytics
- Especialização em Data Science
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais