Innovation Management and Design Thinking
Objetivos
Os participantes trabalham em equipas e desenham um projeto inovador do princípio ao fim, passando por todos os passos que caracterizam o processo de design thinking.
Os participantes não vão assentar apenas em processos analíticos mas também mostrar as suas capacidades de identificação de todos os aspetos salientes e por vezes contraditórios de um problema confuso. Vão poder criar novas soluções que vão além e melhoram drasticamente as alternativas existentes.
Caracterização geral
Código
200146
Créditos
7.5
Professor responsável
Guilherme Hidalgo Barata Martins Victorino
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Este é um curso prático que implica várias horas de trabalho colaborativo em sala de aula e entre aulas. Para se matricular deve comprometer-se totalmente em vir às aulas e trabalhar pelo menos 4 horas por semana entre as sessões, sendo um parceiro ativo no projeto final da unidade curricular.
Os alunos que se desejem inscrever têm que conseguir responder às seguintes perguntas:
1. Qual o nível de motivação para trabalhar em projectos colaborativos e multidisciplinares?
2. A que projetos (de qualquer tipo e em qualquer contexto) pretende aplicar o Design Thinking?
3. O que o motiva a participar neste curso? O que espera ser capaz de contribuir?
Bibliografia
- Designing for Growth: A manager’s design thinking toolkit, by Jeanne Liedtka and Tim Ogilvie.
- Tim Brown, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009
- Design Thinking, Tim Brown, Harvard Business Review, 2008
- Selected articles and cases ?
Método de ensino
Theory — theory and relevant Design Thinking principles and reflection about its applications and organizational skills and change requirements
Practice — focused on methods and tools for multidisciplinary work — exploring your collaborative and empathy capabilities
Método de avaliação
- 15% - Research Plan. Each team will outline its research approach to the design problem they want to address.
- 15% Insight Summary. After each team conducts their observations and synthesizes their findings, they will write up the key insights and opportunity areas.
- 30% Final Report. Each team will summarize the problem space, how the team approached the research, what the findings were, what opportunity areas resulted in the riches ideas, and the subsequent prototypes.
- 15% Class Participation
- 25% Final Exam
Conteúdo
- Introduction to Strategic Innovation
- Design Thinking as the Next Competitive Advantage
- The Design Thinking Process Overview: harness the designer mindset and uncovering unmet challenges
- Inspiration through empathy and qualitative research
- Lab 1: Research Design and Observation Tools
- Field Research: Interview and Observation Techniques
- Lab 2: Storytelling Session: Interpretation, Analysis and Synthesis of research (insights and HMW)
- Creativity, Spaces and Ideation Techniques
- Lab 3: Team Brainstorming and exploration and design of spaces for brainstorming
- Rapid Prototyping Techniques + Feedback Wall
- Lab4: Design Prototypes and Learning Journeys: Evolve ideas and prototypes through user feedback and constructive criticism?
- Pitch Party and Team Finalization ?
- Implementing DT in Your Organization and Team (Spaces, Skills and Culture)
- Final Presentations
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais