Métodos Analíticos Descritivos em Marketing
Objetivos
Be able to apply descriptive quantitative methods to solve marketing problems.
Understand the conditions of applicability of each method and the most important decisions within their application.
Be able to interpret and understand the outputs of different marketing quantitative methods.
Caracterização geral
Código
200189
Créditos
0.0
Professor responsável
Maria Fernanda dos Santos Jordão
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Hair, J., Black, W., Babin, B., and Anderson, R., M ultivariate Data Analysis , 7th Edition, Pearson, 2014
- Sharma, Subhash. Applied Multivariate Techniques , Wiley, 1996
- Vilares, M. J., Coelho, P., A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise , 2ª Edição, Escolar Editora, 2011
Método de ensino
Método de avaliação
Conteúdo
1. Introduction. Types of variables and measurement
2. Covariance and correlation
3. Factor analysis (principal component analysis; analysis in common and specific factors)
4. Association between categorical variables
5. Correspondence analysis
6. Cluster analysis
7. Multidimensional scaling
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais