Big Data para Marketing
Objetivos
Caracterização geral
Código
200202
Créditos
7.5
Professor responsável
Nuno Miguel da Conceição António
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
1. Introdução ao Big Data
2. Os cinco V do Big Data
3. O file system do Hadoop
4. Utilizar o Map-Reduce para escrever um programa Hadoop
5. A fase do map: como organizar os dados
6. A fase de reduce: técnicas para combinar dados com uma chave comum
7. ETL com Sqoop
8. Diferenças entre as linguagens SQL e não SQL
9. Executar uma consulta em uma grande quantidade de dados
10. Técnica para otimizar uma consulta num ambiente de produção
11. Aplicações das diferentes ferramentas para endereçar tarefas complexas
Bibliografia
- White, T. (2012). Hadoop: The definitive guide. " O 'Reilly Media, Inc.".
- Karau, H., Konwinski, A., Wendell, P., & Zaharia, M. (2015). Learning spark: lightning-fast big data analysis." O'Reilly Media, Inc.".
- Leskovec, J., Rajaraman, A., & Ullman, J. D. (2014). Mining of massive datasets. Cambridge university press.
Método de ensino
Método de avaliação
Conteúdo
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais