Economia Global I

Objectivos

O curso introduz a teoria do comércio internacional e dos fluxos de fatores, bem como estudos empíricos relacionados, utilizando ferramentas de microeconomia padrão para analisar as interações económicas entre países. Entre os tópicos a abordar os tópicos a abordar: determinantes do nível e da composição das trocas comerciais entre países; consequências do comércio no bem-estar dos consumidores e na distribuição dos rendimentos; Efeitos das tarifas, quotas e outras políticas comerciais; causas e consequências da migração internacional do trabalho e do investimento direto estrangeiro. Os estudantes que efetuam este curso devem ser capazes de compreender, com uma visão crítica, políticas comerciais, de imigração e de IDE numa economia aberta.

Caracterização geral

Código

1113

Créditos

7,5

Professor responsável

Luís Campos e Cunha

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Precedência obrigatória:

- 1102. Microeconomia

Bibliografia

[HM] Husted, Steven and M. Melvin, International Economics, 8th edit, Pearson [FT] ?suggested textbook? R. Feenstra and A. Taylor, International Economics, 2nd edit, Worth. [CFJ] Caves, Richard, J. Frankel and R. Jones, World Trade and Payments, 10th edit, Pearson International Edition. [HS] Heffernan, S. and Sinclair, P. Modern International Economics, 1990, Blackwell. [KO] Krugman and Obstfeld, International Trade, theory and policy, 9th edt, Pearson [BPS] Bhagwati, Panagariya and Srinivasan, Lectures on International Trade, 2nd, MIT Press.

Método de ensino

Conhecimento e Compreensão
Os estudantes que estão a fazer este curso devem ser capazes de compreender, com uma visão crítica, políticas de comércio internacional e outras políticas económicas numa economia aberta. Estes podem vir de acordos internacionais, bem como a nível da UE ou nacionais.

Competências Específicas do Sujeito
Microeconomia intermédia, incluindo o equilíbrio geral e o bem-estar. Conhecimento matemático a este nível.

Competências Gerais
Ser capaz de pensar em equilíbrio geral.



Método de avaliação

 final = 30% Exame Intercalar + 50% Exame Final
+ 20% Conjuntos de Problemas e Participação de Classes

O exame intercalar e final são obrigatórios.
O exame final é abrangente de todos os conteúdos ensinados no curso.
O grau final mínimo de exame de 8.0, e a nota de aprovação do curso de 9,5.
Datas de Avaliação Importantes
Intercalar: TBD
Exame Final: TBD
Exame de Resit: TBD
 o exame final no período regular
Se tiver uma razão, validada pelo conselho pedagógico, por ter faltado ao exame, poderá fazer o exame final no período normal para 80% da nota. 20% da nota final ainda corresponderá a conjuntos problemáticos e participação nas aulas.
Os alunos que estão apenas a melhorar a sua nota têm direito a fazer o exame final no período regular por 100%da nota.
Caso contrário, em circunstâncias normais, o seu exame final será de 50% da sua nota final.
Fazendo o exame no período de resitão
Seguindo as regras da universidade, pode fazer o exame de resito (para 100% da nota) se não passar o curso através de uma avaliação regular. Note que deve inscrever-se para este exame na licenciatura.
Os alunos que estão apenas a melhorar a sua nota têm o direito de fazer o exame de resito para 100% da nota.
Se não comparecer ao exame final no período regular, o seu exame de resito contará com 100% da nota do curso.

Conteúdo

Este esboço de curso é um guia para a natureza geral e ordem dos tópicos abordados no curso. Pode ocorrer alguma variação.  Leituras adicionais para o livro serão publicadas na página web do curso Moodle.
– Introdução ao Comércio Internacional
[FT chap 1]
Bernard et al. (2007)

– O Modelo Ricardiano
[FT chap 2]

– O Modelo de Fatores Específicos
[FT chap 3]
Bernhofen e Brown (2004)
– O Modelo Heckscher-Ohlin
[FT chap 4]
Krugman (2008)
Schott (2003)
Batista e Potin (2014)

– Movimento do Trabalho e do Capital entre países: Migração Laboral Internacional e IDE
[FT chap 5]
Freeman (2006)
Batista (2008)
Batista e McKenzie (2018) Bah e Batista (2018) Clemens (2011)
McKenzie e Yang (2014) Docquier, Ozden e Peri (2014)

– Crescente retorno à escala e à concorrência monopolista
[FT chap 6]
Ajudante (1999)
Krugman (2009)
Arkolakis, Costinot e Rodriguez-Clare (2012)

– Offshoring de Bens e Serviços
[FT chap 7]
Markusen (1995)
Feenstra e Hanson (1999) Melitz (2003)

– Tarifas e Quotas de Importação sob concorrência perfeita
[FT chap 8]
Amiti et al. (2019)
Harrigan e Barrows (2009)

– Tarifas e quotas de importação sob concorrência imperfeita
[FT chap 9]
Amiti et al. (2019) Feenstra (1989)

– Subsídios à exportação em indústrias de recursos e de alta tecnologia [prazo de licenciamento]
[FT chap 10]

– Acordos Internacionais: Comércio, Trabalho e Ambiente [Prazo de autorização]
[FT chap 11]



Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: