Estratégia

Objectivos

O objetivo do curso de Estratégia é obter uma compreensão aprofundada do porquê de algumas empresas terem um desempenho melhor do que outras. Basear-nos-emos num conjunto diversificado de ferramentas analíticas e quadros teóricos para examinar como as empresas podem criar mais valor do que os seus concorrentes, e como podem manter uma vantagem competitiva ao longo do tempo. Concentrar-nos-emos tanto nos fatores internos (por exemplo, recursos e capacidades) internos como externos (por exemplo, estrutura de mercado, concorrência, etc.) que afetam estratégias firmes e a sua capacidade de criar mais valor do que os seus concorrentes. Analisaremos diferentes níveis de estratégia, isto é, estratégia a nível de negócio (determinando como posicionar e competir num mercado), estratégia a nível corporativo (determinação das fronteiras da empresa), estratégia competitiva e estratégia internacional. Utilizaremos estudos de caso de empresas que operam em diversas indústrias e diversos cenários geográficos.


Caracterização geral

Código

1207

Créditos

7,5

Professor responsável

Youtha Cuypers

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos

Mandatory Precedence:

- 1100. Introduction to Microeconomics

- 1200. Introduction to the Company

Bibliografia

Bibliography

Recommended textbooks (available in the library) – main textbook signaled with (*):

(*) [BDSS] Besanko D., Dranove D., Shanley M. and Schaefer S. 2013. Economics of Strategy, 6th ed. John Wiley & Sons Inc: Hoboken, NJ. (7th ed. (2015) is an e-book, not available in the library)

[G] Ghemawat P. 2010. Strategy and the Business Landscape, 3rd ed. Pearson.

[KM] Kim WC, Mauborgne R. 2015. Blue Ocean Strategy, Expanded ed. Harvard Business School Press.

[WM] Walker G, Madsen T. 2015. Modern Competitive Strategy, 4th ed. McGraw-Hill Education.

Case book (available in the library):

[HIH] Hitt MA, Ireland RD, Hoskisson RE. 2016. Strategic Management: Concepts and Cases: Competitiveness and Globalization, 12th ed. CENGAGE Learning Custom Publishing.

Resources

Moodle: (1207-1718_S2)

  • Enrolment key for students with odd ID numbers: 1207-Strategy-1718_S2_odd;

  • Enrolment key for students with even ID numbers: 1207-Strategy-1718_S2_even.

Practical exercises booklet:

Harvard Business Review;

Financial Times;

Bloomberg Businessweek;

The Economist.

Método de ensino

Sessões teóricas (palestras e casos) e aulas práticas
Capítulos de livros
Exemplos
Estudos de caso
Exercícios
Trabalho em grupo e apresentações


Método de avaliação

A avaliação baseia-se no exame final (50%) e sobre os componentes feitos ao longo do semestre. Estes últimos componentes serão responsáveis por (50%) e será baseado num projeto de grupo (TBD), apresentação e participação em aulas durante as aulas práticas.

NOTA: Os alunos são obrigados a ter uma nota de pelo menos 9,5 (em 20) no exame final para passar em todo o curso (independentemente das suas notas de avaliação contínua).

Período de exame regular
Elementos de avaliação contínua (e seus pesos):
Projeto de grupo (25%) Apresentação (15%)
Na participação nas aulas (10%)

Exame final (e a sua ponderação):50 %

Período de exame de resit
Avaliação contínua (e seus pesos) se diferente de 100%: 0%

Exame final (e seu peso): 100%

Melhoria de Grau no Período Regular
Avaliação contínua (e seus pesos) se a característica de digitalização não contar 100%: 0%

Exame final (e seu peso): 100%

Melhoria de Grau no Período de Resit
Avaliação contínua (e seus pesos) se diferente de 100%: 0%

Exame final (e sua ponderação): 100%


Conteúdo

Semana 1 Introdução: O que é estratégia?
Semana 2 Análise Interna e Externa
Semana 3 Estratégia de nível de negócio
Semana 4 Estratégia de nível corporativo
Semana 5 Aquisições, Alianças & JVs
Semana 6 Estratégia Competitiva
Semana 7 Estratégia Competitiva
Semana 8 Estratégia internacional
Semana 9 Estratégia internacional
Semana 10 Implementação da Estratégia
Semana 11 Implementação da Estratégia
Semana 12 Resumo & Recapitulação
Tópicos e ordem sujeitos a alterações