Sistemas de Informação

Objectivos

O objetivo do curso é fornecer uma visão abrangente, porém detalhada, sobre o que é a tecnologia e organização IS / IT em qualquer pequena ou grande corporação nacional ou global, e como a tecnologia e IS pode ser usada como alavanca para promover o negócio. Focado naqueles que irão juntar-se a grandes organizações, mas também aos empresários que pretendem iniciar os seus próprios negócios e precisam de uma visão sobre como o IS / IT podem ajudá-los nesse processo.

Caracterização geral

Código

1208

Créditos

7,5

Professor responsável

Paulo Faroleiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos


Bibliografia

Kenneth C. Laudon, Jane P. Laudon, Management Information Systems, 15th Edition, Pearson, 2018 – Global Edition

Método de ensino

Palestras Teóricas e Aulas Práticas com discussão de casois IS/IT e investigação de estudantes.

Participação em Classe
Objetivo
Na aula a participação será usada para garantir que os alunos estão a acompanhar o conteúdo do curso e a avaliar a sua melhoria. Toda a participação dos alunos será contabilizada.
Nota de participação
Será responsável pela sua nota final. Mais especificamente, 5% nas aulas teóricas e 10% nas aulas práticas.

Sistema de pontuação
Aulas práticas – A cada 2 semanas terá de concluir um questionário sobre um caso no Moodle (ver secção de Exercícios Classificados). Na semana seguinte, discutirá na aula o caso de ter sido testado. Todos os alunos são convidados a participar na discussão para contar para a avaliação contínua. A ausência injustificada para qualquer caso de discussão significará uma nota zero para a participação dessa classe. As notas de participação nas aulas basear-se-ão na sua contribuição e contribuição positiva para a discussão. Por favor, use uma etiqueta de nome para tornar a classificação mais fácil durante a discussão das aulas.

Aulas teóricas – As classes teóricas terão um sistema semanal semelhante ao apresentado acima. No entanto, em vez de ter uma discussão sobre os questionários anteriormente feitos, terá de discutir um caso específico, vídeo ou texto previamente carregado que terá de ler e preparar-se para discussão nas aulas. Esta preparação significa responder a perguntas específicas sobre Moodle.
Por favor, use uma etiqueta de nome para tornar a classificação mais fácil durante a discussão das aulas.


Método de avaliação

Período de exame regular
Participação nas aulas: 15% da nota final (5% em Aulas Teóricas, 10% em Aulas Práticas)
Exercícios Classificados (quizzes) (GE 1..12): 15% da nota final (melhor 8 em 12)
Projeto: 20% da nota final (grupo)
Exame Final: 50% da nota final (individual)

Os alunos que participarem no Exame Regular terão de considerar a Nota de Avaliação Contínua.
Neste caso, um aluno aprova se tem uma nota final (média ponderada) superior ou igual a 50%, com uma nota mínima de 42,5% no exame.

Grau de exame ? 42. 5%
o Grau Final = (Grau de Exame) × 50% + (Grau de Projeto) × 20% + (melhor 8 de 12 graus GE) × 15% + (em ? Participação de Classe) × 15%
Grau de exame < 42. 5%
o Grau Final = Grau de Exame

Um aluno aprova se:

Tem uma nota de exame superior ou igual a 42,5%.
Tem uma nota final superior ou igual a 50%.

Período de exame de resit
Os alunos que assistirem ao Exame de Resit terão considerado apenas os 100% da nota de exame de resit.
Neste caso, um aluno aprova se tem uma nota final superior ou igual a 50%.

Melhoria de Grau no Período Regular
Os alunos que frequentarem o Exame Regular de Melhoria de Notas terão considerado o Exame de 100%.
Neste caso, um aluno aprova se tem uma nota final superior ou igual a 50%.

Melhoria de Grau no Período de Resit
Os alunos que frequentarem o Exame de Resit para MelhorAmento de Notas terão considerado o Exame de 100%.

Neste caso, um aluno aprova se tem uma nota final superior ou igual a 50%.

Conteúdo

Como é que os sistemas de informação estão a transformar os negócios e qual é a sua relação com a globalização. Porque é que os sistemas de informação são tão essenciais para gerir e gerir um negócio hoje em dia. O que é exatamente um sistema de informação e como funciona. Quais são a sua gestão, organização, componentes tecnológicos e ativos complementares. Por que razão os ativos complementares são essenciais para garantir que os sistemas de informação forneçam um valor genuíno para uma organização. Quais são as disciplinas académicas usadas para estudar sistemas de informação. Como cada um contribui para a compreensão dos sistemas de informação. O que é uma perspetiva sociotécnica dos sistemas.

Quais são os processos de negócio e a forma como se relacionam com os sistemas de informação. Como é que os sistemas servem os diferentes grupos de gestão de um negócio. Como é que os sistemas que ligam a empresa melhoram o desempenho organizacional. Porque é que os sistemas de colaboração e trabalho em equipa são tão importantes e que tecnologias utilizam. Qual é o papel do funcionamento dos sistemas de informação num negócio.

Quais as características das organizações que os gestores precisam de saber sobre a construção e utilização de sistemas de informação com sucesso. Qual é o impacto dos sistemas de informação nas organizações. Como é que o modelo de forças competitivas da Porter ajuda as empresas a desenvolver estratégias competitivas utilizando sistemas de informação. Como é que a cadeia de valor e os modelos web de valor ajudam as empresas a identificar oportunidades para aplicações estratégicas de sistemas de informação. Como é que os sistemas de informação ajudam as empresas a utilizar sinergias, competências fundamentais e estratégias baseadas em rede para obter vantagens competitivas. Quais são os desafios colocados pelos sistemas de informação estratégicos e como devem ser abordados.

Que questões éticas, sociais e políticas são levantadas pelos sistemas de informação. Que princípios específicos de conduta podem ser usados para orientar decisões éticas. Porque é que a tecnologia dos sistemas de informação contemporâneos e a Internet colocam desafios à proteção da privacidade individual e da propriedade intelectual. Como os sistemas de informação afetaram o dia-a-dia

O que é infraestrutura de TI e quais são os seus componentes. Quais são os palcos e os motores tecnológicos da evolução da infraestrutura de TI. Quais são as tendências atuais nas plataformas de hardware de computador. Quais são as tendências atuais nas plataformas de software. Quais são os desafios da gestão de infraestruturas de TI e soluções de gestão.

Quais são os problemas de gestão dos recursos de dados num ambiente de ficheiros tradicionais e como são resolvidos por um sistema de gestão de bases de dados. Quais são as principais capacidades dos sistemas de gestão de bases de dados (DBMS) e porque é que um DBMS relacional é tão poderoso. Quais são alguns princípios importantes do design de bases de dados. Quais são as principais ferramentas e tecnologias para aceder à informação a partir de bases de dados para melhorar o desempenho do negócio e a tomada de decisões. Porque é que a política de informação, a administração de dados e a garantia da qualidade dos dados são essenciais para a gestão dos recursos de dados da empresa.

Quais são os principais componentes das redes de telecomunicações e das principais tecnologias de networking. Quais são os diferentes tipos de redes. Como funciona a tecnologia internet e internet, e como apoiam a comunicação e e-business. Quais são as principais tecnologias e padrões para a ligação sem fios, comunicação e acesso à Internet. Porque é que a identificação de frequência sonora (RFID) e as redes de sensores sem fios são valiosas para as empresas.

Porque é que os sistemas de informação são vulneráveis à destruição, ao erro e aos abusos. Qual é o valor comercial da segurança e do controlo. Quais são os componentes de um quadro organizacional para a segurança e o controlo. Quais são as ferramentas e tecnologias mais importantes para a salvaguarda dos recursos informantes.

Como é que os sistemas empresariais ajudam as empresas a alcançar a excelência operacional. Como é que os sistemas de gestão da cadeia de abastecimento coordenam o planeamento, a produção e a logística com os fornecedores. Como é que os sistemas de gestão da relação com o cliente ajudam as empresas a alcançar a intimidade dos clientes. Quais são os desafios colocados pelas aplicações empresariais. Como é que as aplicações empresariais estão a tirar partido das novas tecnologias.

Quais são as características únicas do e-commerce, mercados digitais e bens digitais. Quais são os principais modelos de negócios de comércio eletrónico e receitas. Como é que o e-commerce transformou o marketing. Como é que o comércio eletrónico afetou as transações entre empresas e empresas. Qual é o papel do m-commerce nos negócios, e quais são as aplicações de m-commerce mais importantes. Quais as questões que devem ser abordadas na construção de um web site de e-commerce.

Qual é o papel dos programas de gestão de conhecimento e gestão do conhecimento nos negócios. Que tipos de sistemas são utilizados para a gestão do conhecimento em toda a empresa e como é que eles fornecem valor para as empresas. Quais são os principais tipos de sistemas de trabalho de conhecimento e como é que eles fornecem valor para as empresas. Quais são os benefícios do negócio de usar técnicas inteligentes para a gestão do conhecimento.

Quais são os diferentes tipos de decisões e como funciona o processo de tomada de decisão. Como é que os sistemas de informação suportam as atividades dos gestores e da tomada de decisões de gestão. Como é que a inteligência empresarial e a análise de negócios apoiam a tomada de decisões. Como é que diferentes círculos eleitorais de tomada de decisão numa organização usam a inteligência empresarial. Qual é o papel dos sistemas de informação em ajudar as pessoas que trabalham num grupo a tomarem decisões de forma mais eficiente.

Como a construção de novos sistemas produz mudanças organizacionais. Quais são as principais atividades no processo de desenvolvimento de sistemas. Quais são as principais metodologias para modelar e desenhar sistemas. Quais são os métodos alternativos para a construção de sistemas de informação. Quais são as novas abordagens para a construção de sistemas na era da empresa digital.

Quais são os objetivos da gestão de projetos e por que é tão essencial no desenvolvimento de sistemas de informação. Que métodos podem ser utilizados para selecionar e avaliar projetos de sistemas de informação e alinha-los com os objetivos de negócio da empresa. Como podem as empresas avaliar o valor empresarial dos projetos de sistemas de informação. Quais são os principais fatores de risco nos projetos dos sistemas de informação. Que estratégias são úteis para gerir o risco de projeto e a implementação do sistema.

Que fatores importantes estão a impulsionar a internacionalização dos negócios. Quais são as estratégias alternativas para o desenvolvimento de empresas globais. Como é que os sistemas de informação suportam diferentes estratégias de negócio globais. Quais são os desafios colocados pelos sistemas globais de informação e soluções de gestão para estes desafios. Quais são as questões e alternativas técnicas a considerar no desenvolvimento de sistemas internacionais de informação.