Álgebra Linear

Objectivos

Introdução ao estudo de sistemas de equações lineares com o uso de matrizes

Caracterização geral

Código

1303

Créditos

7,5

Professor responsável

Áurea Quintino, Rui Mota,Tânia Silva

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos


Bibliografia

Lay D., Lay S., McDonald J. Linear Algebra and its applications, Pearson Education Limited, England, 2016, ISBN 978-1-292-09223-2.

Recursos

Slides das aulas teóricas, caderno de exercícios, exames e testes resolvidos e informações sobre a disciplina disponíveis no Moodle.

Método de ensino

Aulas teóricas e aulas práticas com exercícios disponibilizados e indicados para resolução prévia pelos alunos.

Método de avaliação

O Exame Final é obrigatório e deve abranger toda a matéria. O peso do exame final deve  representar entre 30 e 70%. O restante peso pode incluir participação nas aulas, testes intermédios, e/ou outras provas. No total a avaliação realizada em sala de aula (exame final, teste intermédio) deve ter um peso de pelo menos 50%.

A avaliação será feita tendo em conta a nota obtida em 2 testes intermédios, e um exame final escrito.
A nota final será obtida conjugando as avaliações acima referidas nas seguintes proporções: testes 15%+15%, exame 70%.
A nota mínima no Exame final é de 8 valores.

Época Normal
Elementos de avaliação contínua (e respetivas ponderações): 30% Exame final (e respetiva ponderação): 70%
Avaliação contínua é obrigatória, excepto para melhoria de nota.

Época Recurso
Avaliação contínua (e respetivas ponderações) caso o exame de recurso não conte 100%: 30% Exame final (com respetiva ponderação): 70%
Avaliação contínua é facultativa. Se os docentes não forem avisados até ao dia anterior ao exame considera-se nota final com avaliação contínua.

Melhorias em Época Normal
Avaliação contínua (e respetivas ponderações) caso o exame de recurso não conte 100%: 30% Exame final (com respetiva ponderação): 70%
Avaliação contínua é facultativa. Se os docentes não forem avisados até ao dia anterior ao exame considera-se nota final com avaliação contínua.

Melhorias em Época de Recurso
Avaliação contínua (e respetivas ponderações) caso o exame de recurso não conte 100%: 30% Exame final (com respetiva ponderação): 70%
Avaliação contínua é facultativa. Se os docentes não forem avisados até ao dia anterior ao exame considera-se nota final com avaliação contínua.


Conteúdo

  • 1. Método de Gauss e Matrizes;

  • 2. Espaços Vetoriais;

  • 3. Determinantes;

  • 4. Transformações Lineares;

  • 5. Valores e Vectores Próprios;

  • 6. Formas Quadráticas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: