Comunicação, Liderança e Ética

Objectivos

Muitos estudantes provavelmente não consideraram como a sua personalidade influencia outras pessoas; ou explorou os seus próprios valores e atitudes. Como as relações interpessoais contribuem tanto para uma liderança eficaz, este curso foi projetado para fornecer aos alunos os fundamentos das competências de Comunicação de uma forma que os ajudará a estar mais conscientes da forma como comunicam, bem como a serem mais ética e eficaz nos seus papéis de liderança ao longo das suas carreiras, e nas suas vidas pessoais. Criámos um curso onde a aprendizagem significa estar ativamente envolvida e queremos ajudar a transformar as salas de aula numa dinâmica experiência de aprendizagem interativa. Os alunos serão desafiados a aprender mais sobre Comunicação, Liderança & Ética através de autoavaliações, estudos de caso e pontos de discussão, mas também através de simuladores (auto-pitch, entrevistas de emprego, etc) onde podem praticar as suas soft skills.


Caracterização geral

Código

1458

Créditos

3,5

Professor responsável

Laurinda Alves

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos


Bibliografia

Laurinda Alves and Alberto Brito, Ouvir, falar, amar (Lisboa: 2010)
John Elkington, The Power of Unreasonable People: How Social Entrepreneurs Create Markets That Change the World (Boston, M.A.: 2008) Viktor E. Frankl, O homem em busca de um sentido (Lisboa: 2012)
Phil Harkins, Powerful Conversations: How High Impact Leaders Communicate (New York: 1999)
Selecção de TED talks (online)
Selecção de apresentações da Royal Society of Arts talks (online)

Método de ensino

Exercícios práticos e role-plays dinâmicos que permitem interiorizar técnicas e valores associados aos conceitos de Comunicação, Liderança e Ética. Entrevistas gravadas, improvisos e simulação de apresentações perante uma audiência. Experiência ?on stage?. Treino recorrente de feedback e contra-feedback, crítica e auto-crítica. Práticas de avaliação.

Método de avaliação

Participação de Turma   
5% Por participação, queremos dizer assiduidade, pontualidade, atitude para com os colegas e professores/AT, praticar exercícios de aulas, estar comprometido e estar plenamente presente nas aulas.

Atribuições No final de cada classe será dada uma atribuição individual de grupo/grupo para fazer a ponte entre o tema da classe atual com o conteúdo da classe seguinte. No total, existem 5 atribuições, a serem submetidas através da Plataforma Moodle. Todas as atribuições podem ser entregues em português ou inglês, independentemente do tipo de aula de línguas matriculada.

Atribuição 15% Os alunos são convidados a preencher um formulário de autoavaliação que relaciona a perceção de como se vê a si mesmo e outros percebem-no.

Atribuição 2 15% Os alunos são convidados a escrever um ensaio sobre um dilema ético à sua escolha, apresentando argumentos contra e a favor.

Atribuição 3   
15% Os alunos são convidados a escrever (individualmente) um ensaio focado em dilemas éticos futuros, depois de assistirem à série televisiva portuguesa RTP: "2077 – Episódio 1". Para os estudantes ingleses, este ensaio pode estar na série de TV Black Mirror.

Atribuição 4   
15% Os alunos são convidados a mapear e caracterizar um líder, as suas motivações, contexto e propósito, bem como descrever como o líder lidou com um problema específico. Depois, este ensaio está presente na classe (pitch).
Atribuição 5   
10% Os estudantes são convidados a projetarem-se para o futuro, mapeando os seus objetivos finais e identificando que ações têm de seguir para alcançar o que se destinam. Isto será usado como base para o tema deste semestre: SUPERATION.

ACADEMIA DE CONVERSAÇÕES DE PROPÓSITO   
10% Receberemos 3 oradores muito especiais durante todo este semestre. Cada aluno tem de assistir, pelo menos, 2 palestras. No final da palestra, os alunos receberão folhas de papel adequadas com um desafio específico. Cada conversa/relatório entregue vale 5%. Oradores e datas a determinar.
NOVA GEN 25% Os estudantes são convidados a fazer uma apresentação final em grupos.

Período de exame de resitão
Não é aplicável.
Melhoria de Grau no Período Regular
O aluno é obrigado a inscrever-se no semestre seguinte e completar todos os parâmetros de classificação novamente sem exceções.
Melhoria de Grau no Período de Resit
Não aplicável: como acima referido, o aluno é obrigado a inscrever-se no semestre seguinte e completar todos os parâmetros de classificação novamente sem exceções.

Conteúdo

Datas Tópico conteúdo

Semana 1,2   
1. Comunicação: O Panorama Geral

A introdução. Qual é o seu propósito?    Introdução do curso (expectativas, finalidade); Auto-pitch dos professores; Cruzamento de alunos; Linguagem corporal
#1 de atribuição

Semana 3,42.    Comunicação interpessoal

Há erros comuns na comunicação interpessoal. Vamos ser criativos?    Armadilhas de comunicação sobre comunicação interpessoal. Erros comuns. Teoria da Diversão. Em rede.
#2 de atribuição

Semana 5,6   
3. Competências de Debate, Contar Histórias e Feedback

O que mais conta: o que dizemos ou como o dizemos?    Feedback; Exercício de contar histórias;
Introdução ao Debate; O rápido exercício de debate do Dilema.
#3 de atribuição

Semana 7,84.    Pitching Yourself, Ideas and Projects
Não há segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão em entrevistas profissionais; Auto-confiança, credibilidade, honestidade, integridade, autenticidade. Simulador de entrevista de emprego.
#4 de atribuição

Semana 9,10 5.    Liderança Contemporânea & Ética

O que nos leva para a frente? O papel dos líderes contemporâneos, conflitos de diversidade e propósitos enganadores Liderança Contemporânea; Lidar com diferentes culturas; Agilidade de trabalho; Apresentações em grupo
#5 de atribuição

Semana 11,12 6.    Preparação de Nova Gen

Vamos mergulhar no Brainstorming superation; Design Thinking; Trabalhando em grupos.
Atribuição # Orientações para Nova Gen
28 de novembro.    Nova Geração: Inspirar o pitch final das Novas Gerações feito em grupos num auditório.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: